Rio de JaneiroSaúde

Projeto Zoo, inspirado na fauna, humaniza cuidados a prematuros em UTI Neonatal

Compartilhe essa notícia!

Na quarta-feira (27/11), o Hospital Estadual Azevedo Lima (Heal) apresentou o Projeto Zoo, uma iniciativa que reforça as práticas de humanização para recém-nascidos prematuros da UTI Neonatal (UTI Neo). O projeto utiliza 12 animais como inspiração para diferentes técnicas terapêuticas, entre elas os já conhecidos “polvinhos” que acompanham os bebês.

Técnicas de cuidado inspiradas em animais

Cada um dos animais representa uma abordagem específica:

  • Zebra: estimula o desenvolvimento visual;
  • Canguru: promove o contato pele a pele entre o bebê e os pais;
  • Outros animais como baleia, preguiça, borboleta, cabra, cegonha, coala, coruja, elefante, joaninha e polvo complementam as práticas de cuidado.

Segundo o fisioterapeuta Dr. Cliver Félix, a iniciativa é resultado do esforço da equipe multidisciplinar da unidade. “É muito gratificante ver a evolução dos pacientes e saber que estamos promovendo esses cuidados com técnicas específicas para os bebês”, destacou.

O diretor-geral do Heal, Dr. Dilson Pereira, também enfatizou a relevância do projeto, especialmente para as gestantes de alto risco. “A maternidade do Heal está pronta para receber essas pacientes, e o Projeto Zoo consolida as práticas de humanização já aplicadas no hospital”, afirmou.

Mêsversário dos recém-nascidos

Além do Projeto Zoo, o hospital celebrou o primeiro ano do Projeto Pequenos Encantos, que realiza o “Mêsversário” dos bebês internados na UTI Neo. Durante a comemoração, temas são escolhidos e os recém-nascidos recebem fantasias confeccionadas pela coordenadora de Psicologia, Ediléa Oliveira, transformando momentos difíceis em instantes de alegria.

Para as mães, a iniciativa tem sido especial. Mayara Coutinho, mãe da pequena Helena, destacou o carinho envolvido na ação. Já Marina Barros, mãe de Pérola, reforçou o impacto positivo do projeto em um período de aflição: “Foi algo extraordinário. Tive todo o apoio da equipe médica e me surpreendi com o cuidado e carinho dessa ação.”

Estrutura e atendimento

Especializado em partos de alto risco, o Heal conta com:

  • 36 leitos na nova maternidade, distribuídos em 12 quartos, com banheiros privativos, novas camas, berços e poltronas;
  • UTI Neonatal com 10 leitos e mais 5 na Unidade Intermediária (semi-intensiva).

Essas melhorias reforçam o compromisso do hospital em oferecer assistência integral e humanizada às gestantes e recém-nascidos.

error: Não é possível copiar.