Projeto de Lei visa incluir atendimento domiciliar por cuidadores de idosos no SUS
[Foto: Richard Souza / AN]
A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) aprovou nesta quarta-feira (10/05) o Projeto de Lei (PL) 990/2022, de autoria do senador Renan Calheiros (MDB-AL), que inclui o atendimento por cuidadores de idosos entre os principais serviços domiciliares ofertados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O projeto segue para a Câmara dos Deputados.
Segundo o relatório favorável do senador Romário (PL-RJ), a população idosa no Brasil tende a crescer e apresenta maior necessidade de atendimento médico. Além disso, o projeto prevê a capacitação dos profissionais que atendem os idosos e a preparação para o atendimento a famílias de baixa renda.
O senador Humberto Costa (PT-PE) destacou como vantagens da internação residencial a diminuição dos gastos hospitalares e da exposição do paciente a infecções. Caso o projeto seja aprovado, as normas entrarão em vigor após 90 dias.
A medida é uma resposta a uma demanda crescente da população idosa, que muitas vezes precisa de cuidados especializados, mas não tem condições financeiras para arcar com os altos custos de um atendimento particular. Com a inclusão dos cuidadores de idosos no SUS, será possível oferecer um serviço de qualidade e garantir o bem-estar dos pacientes em seu próprio lar.
Com informações da Agência Senado.