
Imagem de coral de estudantes criada por IA | Foto: Imagem Ilustrativa / Google Gemini
[Foto: Imagem Ilustrativa / Google Gemini]
Comprometida com o desenvolvimento socioeconômico das comunidades em seu entorno, a Moove, companhia global de soluções em lubrificantes presente em dez países das Américas e da Europa, anunciou a chegada do programa Conexões Musicais, da Fundação Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB), à Ilha do Governador, no Rio de Janeiro.
A iniciativa oferecerá aulas gratuitas de canto coral em quatro escolas públicas do bairro: E.M. Abeilard Feijó, E.M. Brigadeiro Eduardo Gomes, E.M. Cuba e E.M. Rodrigo Otávio. As atividades serão realizadas no contraturno escolar, permitindo aos estudantes desenvolver técnicas de canto em grupo e participar de apresentações em eventos escolares.
Além do contato direto com a música, o programa busca contribuir para a aprendizagem e o desempenho dos alunos em outras disciplinas. Para Christine Pires, gerente executiva industrial da Moove, o investimento reforça o papel da empresa no fortalecimento das comunidades locais.
“Acreditamos que o desenvolvimento das comunidades onde atuamos vai além da geração de empregos e investimentos industriais. A educação, a cultura e o acesso à arte são pilares essenciais para formar cidadãos mais preparados e conscientes. O apoio ao Conexões Musicais reforça nosso compromisso com o impacto positivo e duradouro na Ilha do Governador, onde mantemos uma presença estratégica há anos”, afirmou.
Criado em 2017 pela Fundação OSB, o Conexões Musicais já impactou mais de 9 mil alunos em 12 estados brasileiros, levando educação musical, acesso à cultura e incentivo à cidadania. Em 2025, o projeto amplia sua atuação com polos de ensino orquestral, concertos didáticos e atividades de canto coral em escolas públicas.
Na Ilha do Governador, as aulas já começaram e estão previstas para acontecer semanalmente até o final de 2025. O programa integra também outras ações da OSB, como o Orquestra em Sala, voltado a escolas públicas, além de masterclasses e workshops para alunos de instituições musicais locais.