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Professores podem se inscrever em curso de educação inclusiva em 22 instituições de ensino superior

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[Foto: Ilustrativa / LensGo]

As universidades estaduais de Mato Grosso (Unemat) e do Ceará (UECE), as federais do Oeste do Pará (Ufopa) e de São João del-Rei (UFSJ), em Minas Gerais, e o Instituto Federal de Goiás (IFG) abriram, entre outras, as inscrições para o curso de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. O curso, que faz parte de uma iniciativa da CAPES em parceria com a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi) do Ministério da Educação (MEC), visa formar educadores para atender as necessidades de estudantes com deficiência em um contexto de inclusão.

O curso será oferecido a professores da educação básica, com carga horária de 120 horas. A formação, que ocorrerá por meio da Universidade Aberta do Brasil (UAB), oferece inicialmente 250 mil vagas distribuídas por diversas universidades e institutos de todo o país. Até o momento, 22 das 50 instituições de ensino superior participantes já abriram suas inscrições, com diferentes prazos e processos seletivos.

O curso tem como objetivo aprimorar as práticas pedagógicas dos educadores, alinhando-se aos princípios das políticas de Educação Especial e da Educação Inclusiva. Além disso, abordará temas como acessibilidade, intersetorialidade, interculturalidade e os aspectos legais e políticos ligados aos direitos humanos.

O público-alvo são os professores que atuam em sala de aula da educação básica, e os candidatos devem ficar atentos aos prazos de inscrição de cada instituição. Para facilitar o processo, cada universidade ou instituto tem seu próprio processo seletivo, com detalhes disponíveis nos respectivos sites.

Os interessados podem se inscrever em uma das universidades participantes ou acessar os links específicos para cada instituição, listados abaixo.

Links para Inscrição:

Os educadores interessados podem garantir sua vaga, respeitando os prazos de inscrição das instituições.

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