EconomiaNegócios

Procon-RJ monitora preços e dá dicas para compras na Black Friday

Compartilhe essa notícia!

Com a chegada da aguardada Black Friday em 24 de novembro, o Procon Estadual do Rio de Janeiro está em alerta, monitorando os preços dos produtos mais procurados durante a data. O objetivo principal é observar a variação de preços e identificar possíveis práticas de “maquiagem”, onde os valores são inflados antes do evento para criar a ilusão de descontos significativos.

O levantamento do Procon-RJ começou neste mês e continuará até o dia da promoção. Os agentes realizam pesquisas online nos sites, e no dia do evento, a fiscalização se estenderá também às lojas físicas.

“A Black Friday exige atenção especial do consumidor. O monitoramento dos preços vai garantir a compra segura pelos clientes. A ideia é ajudar os consumidores a identificarem quais promoções são, de fato, vantajosas na Black Friday e evitarem fraudes”, destaca o presidente do Procon-RJ, Cássio Coelho.

Dicas para uma compra consciente na Black Friday:

  1. Planejamento prévio: Tenha em mente os produtos desejados e acompanhe seus preços antes do evento. Utilize ferramentas de comparação disponíveis em sites especializados.
  2. Evite compras por impulso: Analise se o valor do produto se ajusta ao seu orçamento, mesmo se for parcelado.
  3. Prazo de entrega: Atente-se ao prazo de entrega informado pela loja virtual. A informação é um direito do consumidor.
  4. Direito de arrependimento: O consumidor pode desistir da compra feita fora do estabelecimento comercial no prazo de sete dias.
  5. Diferença de preços: Se encontrar valores distintos para o mesmo produto no mesmo estabelecimento, o consumidor tem o direito de pagar o menor preço.
  6. Emissão de nota fiscal: A empresa deve emitir nota fiscal em todas as vendas de produtos ou contratação de serviços. A falta de emissão é considerada crime.
  7. Não existe limite para o valor do frete: O valor pode variar, e a empresa deve informá-lo previamente à compra.
  8. Segurança na compra online: Pesquise sobre a reputação do site, avalie as características do produto e informe-se sobre a política de troca e privacidade da empresa.
  9. Formas de pagamento: Escolha a forma de pagamento que mais se adequa, mas esteja atento a golpes em todas as opções.

Contatos e Denúncias:

Com estas dicas, o Procon-RJ visa não apenas proteger os consumidores durante a Black Friday, mas também promover uma cultura de compras conscientes e seguras.

error: Não é possível copiar.