
[Foto: Arquivo / Simone Mello/ IBGE]
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) está autorizado a contratar até 9.580 profissionais temporários para atender necessidades pontuais do órgão, conforme portaria conjunta nº 58/2025 publicada nesta terça-feira (12/08) pelos ministérios da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) e do Planejamento e Orçamento (MPO).
Do total, 8.480 vagas são para agentes de pesquisas e mapeamento, responsáveis pela coleta de dados, e 1.100 para supervisores de coleta e qualidade, que acompanharão o trabalho dos agentes em campo.
O recrutamento será realizado por meio de processo seletivo simplificado, com etapas que podem incluir análise de currículo, títulos e entrevistas. A duração inicial dos contratos será de um ano, prorrogável por até três anos conforme necessidade do IBGE para concluir as atividades.
O edital de inscrição deverá ser publicado em até seis meses a partir da data da portaria. A remuneração será definida pelo instituto, respeitando as limitações orçamentárias.