Prevenção do coronavirus
A Organização Mundial da Saúde divulgou as seguintes medidas básicas para prevenção de contágio pelo coronavírus (COVID-19), direcionadas ao público em geral:
- Lave as mãos com frequência, usando água e sabão, ou utilize álcool gel para as mãos.
- Mantenha no mínimo 1 metro de distância de pessoas que estejam tossindo ou espirrando.
- Evite tocar seus olhos, nariz e boca para não levar à estas partes o vírus, caso tenha tocado com as mãos alguma superfície contaminada.
- Cubra nariz e boca com lenço quando tossir ou espirrar, descartando adequadamente o lenço após.
- Caso tenha febre, tosse, e dificuldade de respirar, procure atendimento médico.
- Mantenha-se informado, acompanhe as atualizações sobre o vírus e obtenha sempre informações atualizadas sobre as melhores condutas de prevenção.
O Centro para Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC-USA), inclui, além das recomendações acima, as seguintes orientações:
- Evite contato com pessoas doentes;
- Fique em casa quando doente;
- Limpe e desinfete objetos e superfícies frequentemente tocados;
Uso de máscaras, segundo recomendação do CDC-USA:
- Pessoas com os sintomas do COVID-19 devem usar máscaras para prevenir a transmissão da doença para outros. O uso de máscaras também é crucial para profissionais de saúde e pessoas que estejam cuidando de pacientes com coronavírus.
- O CDC-USA não recomenda o uso de máscara por pessoas saudáveis para proteção pessoal, exceto nos casos dos profissionais de saúde e demais pessoas envolvidas no cuidado de pacientes infectados pelo coronavírus.