BrasilPolítica

Presidente Lula recebe alta hospitalar e seguirá em São Paulo

Compartilhe essa notícia!

[Foto: Julia Prado / MS]

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu alta hospitalar neste domingo (15/12) após cinco dias internado no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. O presidente foi submetido a uma cirurgia na última terça-feira (10/12) para drenar um hematoma na cabeça, localizado entre o osso do crânio e o cérebro.

Lula permanecerá em sua residência na capital paulista até, pelo menos, a próxima quinta-feira (19/12). Durante esse período, seguirá sob acompanhamento médico. Segundo o cardiologista Roberto Kalil Filho, o presidente está clinicamente estável e poderá retomar suas atividades habituais, exceto exercícios físicos.

Por meio de postagem em redes sociais, o presidente publicou um agradecimento a Deus e citou o acidente ocorrido em outubro no Palácio da Alvorada.

Recuperação e procedimentos

O hematoma intracraniano, identificado após uma queda doméstica em outubro, levou o presidente a buscar atendimento médico após sentir dores de cabeça. Inicialmente, ele foi submetido a uma ressonância magnética em Brasília e, posteriormente, transferido para São Paulo, onde realizou a cirurgia para drenar o hematoma.

Na quinta-feira (12/12), dois dias após o procedimento inicial, Lula passou por uma embolização para bloquear o fluxo de sangue e prevenir novos hematomas. Na sexta-feira (13/12), teve o dreno intracraniano retirado

De acordo com boletim divulgado no sábado (14/12), o presidente realizou apenas exames de sangue, com resultados dentro da normalidade.

Lula deve retornar ao hospital na quinta-feira para realizar exames de acompanhamento, incluindo uma tomografia. Segundo os médicos, ele se encontra estável, caminhando, se alimentando e conversando normalmente.

Em postagem divulgada nas redes sociais, Lula agradeceu à equipe médica e demonstrou otimismo: “Estou firme e forte! Andando pelos corredores com Marcos Stavale, o neurocirurgião responsável pelo meu procedimento, conversando bastante, me alimentando bem e, em breve, pronto para voltar para casa e seguir trabalhando e cuidando de cada família brasileira.”

error: Não é possível copiar.