BrasilPolítica

Presidente do Senado falou sobre a necessidade de regulamentação das redes sociais

Compartilhe essa notícia!

[Foto: Pedro França/Agência Senado]

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, abordou a questão da regulamentação das redes sociais, destacando a posição do Senado sobre o tema. Ele mencionou o Projeto de Lei 2630, de autoria do senador Alessandro Vieira e relatado pelo senador Ângelo Coronel, que estabelece regras e limites de responsabilidade para as plataformas digitais.

Pacheco ressaltou que a regulamentação das redes sociais não se trata de censura ou limitação à liberdade de expressão, mas sim de estabelecer regras éticas para coibir práticas como o anonimato, perfis falsos, manipulação de informações e disseminação de desinformação. Ele enfatizou que é necessário evitar movimentos antidemocráticos, contrários às instituições, à vacinação, e outros temas sensíveis.

Para Pacheco, as redes sociais devem ser um espaço com regras mínimas éticas, sem comprometer a liberdade de informação e expressão. Ele comparou a responsabilidade dos jornalistas na checagem de informações e na busca pela verdade com a necessidade de as plataformas digitais também terem responsabilidade e transparência em relação ao manejo de informações.

O presidente do Senado expressou sua convicção de que, no futuro, será necessário olhar para trás e questionar como a democracia foi mantida em um ambiente sem regulamentação para as redes sociais. Ele defendeu que a maturidade política e a compreensão das pessoas levarão à necessidade de uma lei que estabeleça disciplina em relação ao uso das redes sociais, visando proteger as gerações mais jovens de influências negativas como ódio, discriminação e crimes.

Pacheco também mencionou a lei de combate às fake news e desinformação, que está atualmente em tramitação na Câmara dos Deputados, reforçando sua opinião sobre a importância da regulamentação das redes sociais. Ele finalizou afirmando que, se estivesse no comando do Senado, buscaria aprovar e convencer seus pares da relevância dessas medidas.

Confira, a seguir, o áudio da matéria, com a fala de Rodrigo Pacheco na íntegra.

error: Não é possível copiar.