Prêmio Rio de Letras 2025 abre inscrições com tema sobre meio ambiente
[Foto: Ilustrativa / LensGo]
Estão abertas as inscrições para a segunda edição do Prêmio Rio de Letras. Promovida pela Firjan SESI, em parceria com a Secretaria Estadual de Educação (Seeduc-RJ) e com curadoria da ABL, a iniciativa literária tem como tema de 2025 “A humanidade e a natureza”, em sintonia com a realização da COP30, conferência mundial sobre mudanças climáticas marcada para novembro em Belém (PA).
A premiação está voltada a estudantes do Ensino Médio da rede estadual e das escolas Firjan SESI, além de trabalhadores da indústria fluminense. Os participantes podem concorrer nas categorias Crônica, Conto e Poesia. O prêmio contempla um universo estimado em mais de um milhão de possíveis concorrentes. As inscrições já estão abertas.
Os melhores textos serão selecionados por acadêmicos da Academia Brasileira de Letras (ABL). Os vencedores receberão prêmios como tablets, kindles, troféus, coletâneas literárias e exemplares de um livro com as produções escolhidas. Também serão reconhecidos professores-orientadores, escolas, indústrias e coordenadorias regionais da Seeduc.
Para o presidente da ABL, Merval Pereira, o tema escolhido neste ano reforça a importância de uma reflexão para iniciativas que visam melhorar o dia a dia de todos.
“Escrever é fundamental para colocarmos nossas ideias em ordem, e passamos por um período de transição fundamental. E o tema do prêmio neste ano é imprescindível para todos nós: cada que vez que vocês estiverem se dedicando a refletir sobre este assunto acende a esperança de que possamos melhorar a vida de todos nós”, disse Merval Pereira.
A primeira edição do Prêmio Rio de Letras foi realizada em 2024, com 58 produções premiadas entre centenas de inscritos. A cerimônia de premiação contou com a participação de escritores e apresentações artísticas no Teatro Riachuelo, reunindo mais de mil estudantes e convidados.
Mais informações e conteúdos de apoio, como videoaulas de imortais da ABL, estão disponíveis no site oficial.
*Com informações de Seeduc