
[Foto: Divulgação / MOBI-Rio]
A Prefeitura do Rio deu início, nesta quarta-feira (06/08), às obras do Terminal Margaridas, localizado na interseção da Rodovia Presidente Dutra com a Avenida Brasil, em Irajá. O novo terminal integrará o BRT Metropolitano, sistema que vai conectar os ônibus vindos da Baixada Fluminense ao transporte de alta capacidade da capital fluminense. A iniciativa inclui também a criação do Bilhete Único Metropolitano (BUM), que permitirá viagens intermunicipais com pagamento de uma única tarifa.
Com área superior a 63 mil metros quadrados, o Terminal Margaridas visa facilitar o deslocamento de milhares de passageiros diariamente. A expectativa é de que o tempo de viagem entre a Baixada e o Centro do Rio seja reduzido em até 50%. A previsão de início da operação é para o primeiro semestre de 2026.
“Com esse novo terminal a gente cria uma conexão entre a Baixada Fluminense e a eficiência do sistema BRT. Em seis meses, nós vamos ter os moradores do Rio e da Baixada totalmente integrados e a Avenida Brasil liberada de tantos ônibus paradores que aumentam o caos na via expressa” , disse o prefeito do Rio, Eduardo Paes (PSD).
Segundo a Prefeitura do Rio, na primeira fase, o projeto atenderá os municípios de Belford Roxo, Japeri, Mesquita, Nilópolis, Nova Iguaçu, Paracambi, Queimados e São João de Meriti. Diariamente, cerca de 200 mil pessoas utilizam 34 linhas intermunicipais que chegam à cidade pela Rodovia Presidente Dutra, com tarifas que variam entre R$ 11,15 e R$ 17,95.
O novo terminal será o ponto final desses ônibus, com transferência direta dos passageiros para os corredores exclusivos do BRT, com conexões para o Centro, Barra da Tijuca, Recreio e Aeroporto Internacional Tom Jobim. A estrutura deverá contar com plataforma de embarque de 3,2 mil metros quadrados, sanitários, passarela de pedestres, garagem, galpão de lavagem e áreas acessíveis.
“Todo mundo viu a importância do BRT Transbrasil que trouxe uma economia de tempo enorme para o usuário do transporte público que cruza a Avenida Brasil todos os dias. E, agora, vamos permitir a integração dos ônibus intermunicipais com o sistema BRT pagando uma passagem única e mais barata”, disse a secretária de Transportes, Maína Celidonio.
A proposta pretende reduzir em cerca de 300 o número de ônibus intermunicipais que circulam diariamente pela Avenida Brasil, contribuindo para a fluidez no trânsito e a melhoria da mobilidade urbana na região metropolitana do Rio de Janeiro.
*Com informações de Prefeitura do Rio