Prefeitura do Rio anuncia ampliação da vacinação contra a gripe
[Foto: Richard Souza / AEF]
A Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro (SMS) informou a ampliação da campanha de vacinação contra a gripe para todas as pessoas com seis meses ou mais, incluindo crianças, jovens e adultos. A decisão, anunciada nesta sexta-feira (05/05) pela secretaria, abrange aqueles que tenham ou não comorbidades e reforça que os grupos prioritários seguirão sendo imunizados na capital fluminense.
A campanha de vacinação contra a gripe teve início no dia 10 de abril e seguirá até o dia 31 de maio. O objetivo é alcançar cobertura vacinal de 90% dos grupos prioritários, o que corresponde a dois milhões de pessoas no município do Rio de Janeiro. O imunizante oferecido na campanha deste ano protege contra três cepas do vírus influenza que mais estão em circulação no Hemisfério Sul, sendo o H1N1, H3N2 Darwin e linhagem B/Victoria.
De acordo com a prefeitura do Rio, todos aqueles que tomaram a dose “ano passado contra a gripe devem se vacinar novamente”. Aqueles que tenham recebido o imunizante nos anos anteriores a 2022 receberão o imunizante, este ano, em dose única. As crianças que vão se vacinar pela primeira vez este ano receberão duas doses, com o intervalo de 30 dias entre elas.
A prefeitura do Rio reforçou que a imunização contra a gripe é “fundamental para prevenir complicações, internações e mortes decorrentes das infecções mais severas causadas pelo vírus da influenza nos grupos suscetíveis”.
Aqueles que estejam com a vacina contra a covid-19 em aberto podem “colocar o esquema vacinal em dia, já que as duas vacinas podem ser tomadas juntas”.
Dia D
No sábado (07/05), a prefeitura do Rio realizará o Dia D de vacinação contra a influenza na cidade. Ao todo, serão disponibilizados mais de 500 postos de imunização, entre unidades de Atenção Primária, incluindo clínicas da família e centros municipais de saúde, e postos implantados em associações de moradores, igrejas, shoppings, escolas e praças, com o objetivo de facilitar o acesso da população ao local de vacinação.
Para receber a dose do imunizante, o cidadão deve se dirigir a um dos postos de vacinação, tendo em mãos o documento de identificação e a caderneta de vacinação. Os grupos prioritários deverão, ainda, apresentar laudo médico ou documento funcional para grupos profissionais atendidos.
Ações culturais
Buscando incentivar a população a se vacinar contra a gripe no município, ações culturais serão realizadas nas unidades de saúde no Dia D da campanha. Entre elas, estão roda de samba iniciando às 10h e a feira de mulheres empreendedoras, das 9h às 13h no Centro Municipal de Saúde (CMS) Heitor Beltrão, localizado no bairro Tijuca, na Zona Norte da cidade. Ainda na Tijuca, o CMS Nilza Rosa contará com a apresentação do grupo musical Folia de Reis, que se apresentará ao público às 10h.
Já na Praça da Bandeira, o Centro Municipal Hélio Pellegrino realizará uma apresentação teatral do coletivo Sem Ribalta, com início às 9h, além de feira de artesanato de empreendedores do território, das 9h às 12h. Um sarau, com início às 14h, também se apresentará para todos aqueles que estiverem indo se vacinar no local.
Em Vila Isabel, no Centro Municipal de Saúde Maria Augusta Estrella, o Coral das Lavadeiras, apresentado pelas baianas da Escola de Samba Unidos de Vila Isabel, também estará no local realizando apresentação para todos os presentes.
Vacina bivalente contra covid-19
O Ministério da Saúde ampliou, no dia 25 de abril, a aplicação da vacina bivalente contra a Covid-19 para toda a população acima de 18 anos no Brasil. No mesmo dia, a Prefeitura do Rio anunciou a aplicação do imunizante para o dia seguinte em toda a cidade.
Para receber a dose da vacina bivalente, o cidadão deve ter tomado pelo menos duas doses do esquema vacinal primário, sendo a segunda dose aplicada há, no mínimo, quatro meses.