Prefeito de Cabo Frio revela crise financeira e pede apoio da população para o pagamento de tributos municipais
[Foto: Reprodução de vídeo / Instagram]
A Prefeitura de Cabo Frio, na região dos Lagos do estado do Rio de janeiro, encerrou o ano de 2024 com uma dívida de R$ 64 milhões referente à folha de pagamento de dezembro. O número foi divulgado pelo prefeito eleito, Dr.Serginho (PL), que assumiu a administração municipal no dia 1º de janeiro.
“A gente assume a prefeitura com uma dívida de 64 milhões de reais de folha de pagamento não processada e não paga do mês de dezembro e com o caixa da prefeitura praticamente zerado”, informou o prefeito.
Em busca de soluções, o chefe do administrativo municipal anunciou medidas em conjunto com o secretário de Fazenda, para regularizar a situação e retomar a arrecadação. Além disso, determinou a abertura de uma auditoria e tomada de contas pela procuradoria e pela controladoria do município, com o objetivo de investigar os pagamentos realizados nos últimos dois meses da administração anterior.
“A administração anterior não homologou os valores do IPTU, de maneira que a Prefeitura até agora não consegue arrecadar os valores do IPTU no início do ano. Enfim, já estou adotando as medidas necessárias para a gente resolver esse impasse juntamente com nosso secretário de Fazenda, Cleber, para conseguirmos voltar a arrecadar”, explicou Dr.Serginho.
IPTU de Cabo Frio
Dois dias após a divulgação do vídeo, o prefeito anunciou que conseguiu homologar o IPTU e pediu à população que regularize o pagamento de tributos, como o ISS e o próprio IPTU, para ajudar a prefeitura a pagar o funcionalismo e restabelecer as finanças municipais.
“Nesse momento, para que eu consiga pagar o funcionalismo público e ‘botar’ a casa em ordem, você, cidadão de bem, que tenha condições, ajude a gente e pague o IPTU e o ISS. Conto com vocês. Essa aqui é nossa prestação de contas”, disse o prefeito.
Auditoria
O prefeito informou ainda que determinou à “procuradoria que abra, junto com a controladoria, uma auditoria e uma tomada de contas para verificar todos os valores que foram processados e pagos nos últimos dois meses da administração”.