Prefeito de Barra do Piraí sugere controle de natalidade, em discurso polêmico
[Foto: Ilustração / GE]
Durante a inauguração de uma estrada em Barra do Piraí, no estado do Rio de Janeiro, o prefeito Mário Esteves (PROS) fez declarações polêmicas sugerindo o controle da população, o que gerou indignação e repercussão nas redes sociais.
No vídeo, publicado pela página da prefeitura e que circula nas redes sociais, é possível ouvir, durante seu discurso, o prefeito chamar o secretário de saúde, Dione, e falar: “Tem que começar a castrar essas meninas. Controlar essa população. É muito filho, cara.“
Ainda durante o discurso, Mário Esteves sugeriu que o município deveria implantar uma lei que limitasse a dois o número de filhos por mulher na cidade, afirmando: “É no máximo dois. Tem que fazer uma lei lá na Câmara. Haja creche para ser construída ao longo dos próximos anos. Tem que ter um projeto federal, estadual e municipal, porque precisa sim desse controle. É muita responsabilidade colocar filho no mundo“.
A fala do prefeito recebeu comentários de apoio, na página da Prefeitura de Barra do Piraí. Mas, em publicações fora da página da prefeitura, a fala recebeu críticas. Uma simples pesquisa por “castrar meninas”, em rede social, revela publicações criticando a fala.
Mário Esteves está em seu segundo mandato à frente da Prefeitura de Barra do Piraí, tendo sido eleito com 21.424 votos. Anteriormente, ele já havia sido eleito vereador em 2008.
Em resposta à polêmica, a prefeitura emitiu uma nota oficial afirmando que as declarações do prefeito foram feitas “em um momento de descontração na inauguração de uma importante via de escoamento de produção e de desenvolvimento da cidade” e que “qualquer ilação com esse assunto mostra desconhecimento político”.
Confira, abaixo, a reprodução da nota oficial, na íntegra:
Prefeitura de Barra do Piraí
NOTA OFICIAL
O prefeito de Barra do Piraí, Mario Esteves, entende que a laqueadura seja um dos procedimentos para o incremento do planejamento familiar, assim como a vasectomia. Jamais teve a intenção de promover qualquer tipo de prática danosa ou preconceituosa às mulheres. Prova disso, são os investimentos que a prefeitura tem aplicado no Hospital Maria de Nazaré – a Pérola do Vale – e nos programas Saúde da Mulher e Saúde do Homem, onde o planejamento familiar é discutido. Foi um momento de descontração na inauguração de uma importante via de escoamento de produção e de desenvolvimento na cidade, tema central do evento e que é o principal destaque. Qualquer ilação com esse assunto mostra desconhecimento político, uma vez que castrar é esterilizar. A utilização da linguagem vai muito mais para quem quer difundir a confusão na mente do outro, quando deveria explicar.