
[Foto: Ilustrativa / LensGO]
Termina às 23h59 desta sexta-feira (1º) o prazo para os candidatos pré-selecionados na chamada regular do segundo semestre de 2025 do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) complementarem a inscrição. O procedimento deve ser realizado no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, com login pela conta Gov.br.
O Fies é um programa do Ministério da Educação (MEC) que oferece financiamento das mensalidades para estudantes matriculados em instituições privadas de ensino superior com avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).
Requisitos para participar do Fies 2025
- Ter participado do Enem a partir da edição de 2010
- Obter média igual ou superior a 450 pontos nas cinco provas do Enem
- Não ter zerado a redação
- Não ter participado do Enem como treineiro
- Ter renda bruta familiar mensal por pessoa de até três salários mínimos (R$ 4.554 em 2025)
Candidatos que se inscreveram para vagas destinadas a pessoas com deficiência (PCD) deverão apresentar laudo médico que comprove o grau da deficiência, com a indicação do respectivo código da Classificação Internacional de Doenças (CID). Caso haja inconsistências nas informações prestadas, a instituição poderá solicitar documentos complementares.
Após a complementação da inscrição, os estudantes deverão comprovar os dados informados à Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da instituição, presencialmente ou por meio digital, no prazo de até cinco dias úteis. Com a aprovação da documentação, será necessário validar as informações em um agente financeiro em até dez dias, a contar do terceiro dia útil após a validação pela CPSA. A contratação do financiamento só será efetivada após essa etapa.
Para o segundo semestre deste ano, o MEC disponibilizou 74,5 mil vagas. Ao todo, o programa recebeu 276.140 inscrições, com 111.402 candidatos.
Quem não foi convocado na chamada regular está automaticamente incluído na lista de espera. As convocações da lista ocorrerão entre 5 de agosto e 19 de setembro.
Fies Social
Nesta edição, 50% das vagas são reservadas para o Fies Social, modalidade lançada em 2024. Podem participar candidatos inscritos no CadÚnico e com renda de até meio salário mínimo por pessoa (R$ 759).
A medida reforça a modalidade Fies Social, que permite financiar até 100% dos encargos educacionais. Além disso, o programa reserva cotas para grupos historicamente vulneráveis, como pretos, pardos, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência.
Dados do MEC revelam que, no primeiro semestre de 2024, 39.419 estudantes migraram do Fies tradicional para o Fies Social, mostrando o impacto positivo do modelo inclusivo.
Cronograma do Fies
O resultado da chamada única será divulgado no dia 29 de julho. Os selecionados deverão complementar suas informações entre os dias 30 de julho e 1º de agosto. Quem não for convocado participará automaticamente da lista de espera, com chamadas entre 5 de agosto e 19 de setembro.
Cronograma Fies 2025/2º semestre
Inscrição
14 a 18 de julho
Resultado da pré-seleção (chamada única)
29 de julho
Complementação da inscrição
30 de julho a 1º de agosto
Pré-seleção da lista de espera
5 de agosto a 19 de setembro
*Com informações de MEC