
[Foto: Ilustrativa / LensGo]
A Polícia Civil do Rio de Janeiro apreendeu neste sábado (09/08) um grande arsenal e equipamentos para fabricar munições no Recreio dos Bandeirantes, na Zona Oeste da cidade. A operação, coordenada pela Delegacia Especializada em Armas, Munições e Explosivos (Desarme), resultou na prisão de um homem que, apesar de ter seu certificado de registro de Colecionador, Atirador Desportivo e Caçador (CAC) cancelado pelo Exército, mantinha as armas de forma irregular.
As investigações mostraram que o certificado de registro do homem foi cancelado em novembro de 2024 por “perda de idoneidade”. Ele já tinha uma condenação por tráfico internacional de armas. A apreensão do material, que incluía armamento de uso restrito, munições e maquinário para recarga, visa a combater o poder de fogo de organizações criminosas na região.
O material apreendido foi:
* Armas: Quatro pistolas de uso restrito, duas de uso permitido, um revólver, duas carabinas e um fuzil de uso restrito.
* Munições: Grande quantidade de munições de diversos calibres.
* Equipamentos: Insumos para recarga, como espoletas, pólvora e estojos, além de um maquinário completo para recarga de munições em escala.
Todo o material apreendido foi encaminhado para perícia. A polícia instaurou um inquérito para investigar crimes previstos no Estatuto do Desarmamento.