[Foto: Richard Souza / AN]
A Polícia Federal realizou, entre domingo (09/03) e esta quarta-feira (11), três fases da Operação Anomalia com o objetivo de desarticular núcleos de uma organização criminosa formada por agentes públicos e operadores financeiros que atuariam para favorecer facções do tráfico de drogas e milícias no estado do Rio de Janeiro. A ação integra a Força-Tarefa Missão Redentor II.
Durante os três dias de operação, foram cumpridos 14 mandados de prisão preventiva e 13 mandados de busca e apreensão na capital fluminense e em municípios da Região Metropolitana.
Entre os presos estão dois delegados (um da Polícia Federal e outro da Polícia Civil do Rio de Janeiro), dois policiais civis e sete policiais militares. Um dos investigados é considerado foragido no exterior, e há medidas em andamento para inclusão do nome na Difusão Vermelha da Interpol.
Nas diligências, os agentes apreenderam armas e acessórios, munições, cerca de R$ 50 mil em dinheiro, celulares, dispositivos eletrônicos, um veículo e documentos. As decisões judiciais também determinaram bloqueio de bens, suspensão de atividades empresariais e afastamento imediato dos servidores públicos investigados de suas funções.
Etapas da investigação
A primeira fase da operação ocorreu no dia 9 de março e teve como alvo um grupo suspeito de negociar vantagens indevidas em troca de informações e influência para beneficiar um traficante internacional de drogas. Na ocasião, foram cumpridos quatro mandados de prisão preventiva e três de busca e apreensão no Rio de Janeiro.
No dia 10 de março, a segunda fase avançou sobre um núcleo formado por policiais civis e operadores financeiros, investigados por utilizar a estrutura estatal para extorquir integrantes de facções criminosas, além de praticar corrupção e lavagem de capitais. Foram cumpridos quatro mandados de prisão e três de busca e apreensão, além do bloqueio de valores em contas bancárias e criptoativos ligados aos investigados.
Já a terceira fase foi realizada nesta quarta-feira (11) e teve como alvo policiais militares suspeitos de colaborar com o crime organizado, facilitando a logística de traficantes e milicianos, protegendo criminosos e ocultando recursos ilícitos. Com apoio da Corregedoria da Polícia Militar do Rio de Janeiro, foram cumpridos sete mandados de prisão e sete de busca e apreensão nas cidades do Rio de Janeiro, Nova Iguaçu e Nilópolis.
Crimes investigados
Segundo a Polícia Federal, os investigados poderão responder, conforme o grau de participação, pelos crimes de organização criminosa, corrupção ativa e passiva, lavagem de capitais, entre outros.
A coorporação informou que todo o material apreendido será submetido à análise pericial, que deve auxiliar no aprofundamento das investigações e na identificação de possíveis novos envolvidos no esquema.
A operação integra a Força-Tarefa Missão Redentor II, iniciativa coordenada pela Polícia Federal voltada ao combate de grupos criminosos violentos no estado do Rio de Janeiro, com foco na identificação de conexões entre organizações criminosas, agentes públicos, operadores financeiros e estruturas políticas.