Petrobras lança norma para ações afirmativas em processos de recrutamento e seleção
[Foto: Richard Souza / AN]
No Dia Internacional das Mulheres, a Petrobras anuncia a criação de um padrão interno que normatiza a utilização de ações afirmativas em seus processos de Recrutamento e Seleção para cargos de liderança e de especialistas. A medida busca promover a diversidade, equidade e inclusão dentro da empresa e contribuir para o alcance das metas de ter 25% de mulheres e 25% de pessoas negras em cargos de liderança até 2030, conforme estabelecido no Plano Estratégico 2024-2028 da companhia.
Alinhamento com o Plano Estratégico e a Política de Diversidade
“Esta iniciativa é um desdobramento do nosso Plano Estratégico, que prevê metas relacionadas ao aumento da representatividade feminina e de pessoas negras nas posições de liderança da Petrobras”, explica Lilian Soncin, gerente executiva de RH. “Essas medidas também estão alinhadas com a nossa Política de Diversidade, Equidade e Inclusão, que entre outras coisas, orienta que devemos promover a não discriminação e a igualdade de oportunidades, inclusive com ações afirmativas para grupos sub-representados.”
Três modalidades de ações afirmativas
O padrão interno estabelece três formas para a realização de processos de seleção com ações afirmativas:
- Exclusivo: Somente membros dos grupos sub-representados podem se candidatar.
- Priorização: Medidas que favorecem a participação de grupos sub-representados em uma seleção de ampla concorrência, como pontuações adicionais.
- Reserva de vagas: Vagas reservadas para esses grupos.
Processo transparente e com medidas para reduzir vieses
As seleções com ações afirmativas na Petrobras seguirão um passo a passo transparente, que inclui:
- Definição dos grupos sub-representados.
- Definição dos percentuais de reservas e do número de vagas de ampla concorrência.
- Orientações para reduzir a probabilidade de discriminações e vieses inconscientes, como a utilização de currículo anônimo e participação de grupos sub-representados nas comissões de seleção.
Compromisso com a diversidade e a inclusão
A iniciativa reforça o compromisso da Petrobras com a promoção da diversidade, equidade e inclusão. Em setembro de 2023, a companhia lançou sua Política de Diversidade, Equidade e Inclusão, que estabelece o compromisso de promover a não discriminação e a igualdade de oportunidades.
Outras ações da Petrobras
- Faz parte da Iniciativa Brasil Sem Misoginia, do Ministério das Mulheres, que promove ações conjuntas de enfrentamento à violência contra as mulheres e às desigualdades sociais de gênero.
- Inclui cláusulas de diversidade em seus Termos de Cooperação Tecnológica, prevendo a inclusão de pessoas pretas, pardas, indígenas, mulheres e pessoas com deficiência nas equipes executoras dos projetos.
Exemplo de processo com ações afirmativas
A Petrobras já vinha aplicando ações afirmativas em seus processos de Recrutamento e Seleção. Um exemplo é a seleção para a gerência de Diversidade, Equidade e Inclusão, criada em maio de 2023, na qual o processo foi exclusivo para mulheres, pessoas negras, pessoas com deficiência, LGBTQIA+ e outros grupos sub-representados.