As Paralimpíadas Escolares 2025 atingiram o maior número de participantes da história do evento, com 2.056 atletas inscritos. A competição, organizada pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), será realizada no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, a partir da próxima segunda-feira (17/11).
Os competidores, com idades entre 10 e 18 anos, representam as 27 unidades federativas do país. Segundo informações de CPB, o estado de São Paulo lidera o número de inscritos, com 316 atletas, seguido por Minas Gerais (181) e Santa Catarina (177).
O recorde supera o registrado em 2024, quando 2.013 estudantes de 26 estados participaram da competição. Neste ano, o crescimento é acompanhado pela ampliação do número de modalidades, que passou de 13 para 15, com a inclusão do taekwondo e do rúgbi em cadeira de rodas.
As disputas serão realizadas em duas fases. A primeira, entre 17 e 21 de novembro, reunirá oito modalidades. A segunda, de 26 a 28 de novembro, concentrará as demais sete.
As Paralimpíadas Escolares são consideradas o maior evento do mundo para crianças com deficiência em idade escolar e têm como objetivo promover a inclusão e revelar novos talentos do paradesporto brasileiro.
*As datas estão sujeitas a alterações sem aviso prévio
*Com informações de CPB