Panorama Covid-19: SES-RJ apresenta pouca variação nos indicadores da doença
[Foto: Mauricio Bazilio / GovRJ]
A Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ) divulgou, na última sexta-feira (13/12), a mais recente edição do Panorama Covid-19, que apresenta um cenário de estabilidade no estado. De acordo com os dados, três dos oito indicadores precoces monitorados pela Secretaria estão em platô, o que significa que não há avanço nem retração significativa da doença nas últimas semanas. Outros três índices apontam para uma queda.
Os números analisados englobam as últimas três semanas epidemiológicas, entre 17 de novembro e 7 de dezembro, durante as quais o Laboratório Central Noel Nutels (LACEN) observou uma variação discreta nas taxas de positividade dos testes rápidos de antígeno e RT-PCR. A taxa de positividade dos testes rápidos oscilou entre 20,9% e 20%, enquanto os testes RT-PCR passaram de 18% para 19,9%. No entanto, segundo a SES-RJ, esses números não configuram uma tendência consistente.
Além disso, os dados também revelam que o número de atendimentos em Unidades de Pronto Atendimento 24h (UPAs) do estado apresentou uma queda, tanto entre a população adulta quanto infantil, no período entre as semanas epidemiológicas 47 e 49. A gravidade dos casos também foi monitorada a partir das solicitações de leitos hospitalares, que, no caso dos adultos, registraram uma retração (de 366 para 315). Já as solicitações de leitos pediátricos mantiveram-se estáveis.
*Com informações de SES-RJ