BrasilEsporteEventos, Lazer e TurismoRio de Janeiro

Pan 2031: Rio de Janeiro e Niterói enfrentam Assunção na disputa pela sede

Compartilhe essa notícia!

[Foto: Ilustrativa / Richard Souza / FN]

A Panam Sports anunciou no sábado (01/02) que apenas duas candidaturas foram apresentadas para sediar os Jogos Pan-Americanos de 2031: Assunção, no Paraguai, e a proposta conjunta das cidades do Rio de Janeiro e Niterói.

Agora, ambas as candidaturas devem cumprir uma série de exigências e enviar um Dossiê de Candidatura até o dia 30 de abril. Caso alguma das cidades não atenda aos requisitos da Panam Sports, será desclassificada. No dia 1º de maio, a entidade oficializará as candidaturas e formará uma Comissão Avaliadora para analisar os projetos e visitar as cidades concorrentes.

“Na Panam Sports comemoramos com entusiasmo o recebimento de duas grandes propostas do continente interessado em sediar a maior celebração do esporte pan-americano em 2031. Somos profundamente gratos aos Comitês Olímpicos Nacionais, aos governos e autoridades do Paraguai e do Brasil por enviarem suas propostas. Desejamos a eles todo o sucesso neste emocionante processo que, sem dúvida, fortalecerá o desenvolvimento do esporte em nossa região”, disse Jimena Saldaña, Secretária Geral da Panam Sports.

A candidatura brasileira conta com o apoio do Governo Federal. No final de janeiro, os prefeitos do Rio, Eduardo Paes, e de Niterói, Rodrigo Neves, estiveram com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Palácio do Planalto e assinaram uma carta de garantias para a Panam Sports.

A última vez que o Brasil sediou os Jogos Pan-Americanos foi em 2007, no Rio de Janeiro, que também recebeu os Jogos Olímpicos de 2016 e foi uma das sedes da Copa do Mundo de 2014. A experiência em grandes eventos esportivos é um dos principais trunfos da candidatura carioca.

*Com informações de Panam Sports

error: Não é possível copiar.