
[Foto: Ilustrativa]
A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira (10/07) a Operação Só Oficial para investigar um esquema de fraudes na internet relacionado ao ENEM 2024. A ação apura a criação de sites falsos que simulavam o ambiente oficial do INEP, induzindo candidatos a realizarem pagamentos indevidos de taxas de inscrição via Pix.
Segundo a PF, durante o período oficial de inscrições, entre 27 de maio e 14 de junho de 2024, os investigados arrecadaram cerca de R$ 3 milhões, que foram direcionados para uma conta bancária de uma empresa privada não autorizada a receber esses valores. A investigação identificou que os recursos passaram por uma fintech vinculada à empresa, que já acumula diversas reclamações por cobranças indevidas sem prestação de serviços.
Dois mandados de busca e apreensão foram cumpridos na cidade de Praia Grande (SP), além de bloqueios de bens relacionados ao grupo criminoso. Um dos investigados possui pelo menos 15 registros criminais por estelionato.
Além do prejuízo financeiro, os candidatos que fizeram pagamentos por esses sites falsos e não se inscreveram pelo sistema oficial foram eliminados do ENEM 2024, ficando sujeitos ao adiamento do exame. A Polícia Federal informou que continua as investigações para identificar todos os envolvidos e responsabilizá-los pela prática de fraude eletrônica.
*Com informações de PF