Ciência e Tecnologia

Onde assistir o Eclipse solar total de 8 de abril

Na segunda-feira (08/04), a América do Norte será palco de um eclipse solar total. O fenômeno raro ocorre quando a Lua passa entre o Sol e a Terra, bloqueando completamente a face do Sol e mergulhando o dia em uma escuridão semelhante ao anoitecer. Este será o último eclipse solar total visível nos Estados Unidos contíguos até 2044.

O eclipse começará no Oceano Pacífico Sul e cruzará a América do Norte, passando pelo México, Estados Unidos e Canadá. O primeiro local na América do Norte continental a experimentar a totalidade será a costa do Pacífico do México, por volta das 11h07 PDT.

O eclipse seguirá seu caminho através dos Estados Unidos, percorrendo estados como Texas, Oklahoma, Arkansas, Missouri, Illinois, Kentucky, Indiana, Ohio, Pensilvânia, Nova York, Vermont, New Hampshire e Maine. O fenômeno continuará sua jornada no Canadá, passando por sul de Ontário, Quebec, New Brunswick, Ilha do Príncipe Eduardo e Nova Escócia. Finalmente, sairá da América do Norte continental na costa atlântica de Newfoundland, Canadá, às 17h16 NDT.

Durante a fase total do eclipse, quando a Lua bloqueia completamente o Sol, será possível vislumbrar a coroa solar, uma aura de luz que normalmente é ofuscada pelo brilho solar.

A NASA lembrou que, exceto durante a fase total do eclipse, olhar diretamente para o Sol sem proteção ocular especializada pode causar danos oculares graves. Portanto, é essencial utilizar óculos de visualização solar seguros ou métodos de visualização indireta, como projetores pinhole.

Brasil

Apesar de não ser possível ver o Eclipse do Brasil, o site da NASA irá transmitir ao vivo a partir das 15h07 no horário de Brasília.

Embora a visualização total ou parcial do fenômeno esteja reservada apenas para os moradores de países do Hemisfério Norte, o Museu do Universo, localizado na Gávea, na cidade do Rio de Janeiro, proporcionará uma experiência única projetando imagens do eclipse solar na cúpula Carl Sagan.

Além disso, haverá uma sessão especial explicativa sobre como funcionam os eclipses, um evento que desperta o fascínio da humanidade desde as civilizações antigas. Os cariocas interessados em Astronomia terão a oportunidade de participar dessa observação sem custo, com entrada gratuita no planetário na segunda-feira, no horário das 14h às 17h.

error: Não é possível copiar.