OMS declara pandemia.
[Foto: Alissa Eckert, MS, Dan Higgins, MAM]
A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou que o planeta já está sofrendo uma pandemia do coronavírus COVID-19.
A doença, que surgiu no final do dezembro na China, já está presente em 114 países e o número de casos triplicou nas últimas duas semanas.
Os números da pandemia até esta quarta-feira (11/03):
Países afetados: 114.
Casos da doença: 118 mil.
Mortes: 4.291.
Segundo Tedros Ghebreyesus, diretor geral da OMS, “nos próximos dias e semanas, espera-se que o número de casos, de mortes e de países afetados suba ainda mais” e está “profundamente preocupado com os níveis alarmantes de contágio e de falta de ação”. Ele acredita que “alguns (países) estão lidando com falta de capacidade, outros com uma falta de recursos e alguns com falta de vontade.”
Medidas drásticas:
“A Itália está observando uma quarentena após ser declarada pelo governo uma “zona vermelha” pelo alto risco de contaminação com a nova cepa do corononavírus.
Nos Estados Unidos, o governador do estado de Nova Iorque, Andrew Cuomo, declarou estado de emergência no fim de semana após o condado de Westchester ter sido identificado como um foco de novas infecções. A decisão foi anuncia dias após a Califórnia ter declarado emergência pela COVID-19.
Nesta quarta-feira, a sede da ONU fechou suas portas para as visitas guiadas e pediu à metade dos funcionários que trabalhe de casa pelo menos três vezes por semana para tentar conter o vírus”.
Com informações de ONU Brasil