
[Foto: Simon Galloway / LAT Images for Formula E]
O britânico Oliver Rowland, da equipe Nissan, garantiu o título de Campeão de Pilotos da Temporada 2024/25 da ABB FIA Fórmula E neste domingo (Etapa 14), no E-Prix de Berlim, com um resultado estratégico que o colocou no quarto lugar na corrida, o suficiente para assegurar o campeonato com uma etapa de antecedência.
Rowland entrou no fim de semana precisando pontuar bem para impedir que Pascal Wehrlein, da Porsche, mantivesse a disputa aberta. No sábado (Etapa 13), Wehrlein reagiu com um segundo lugar e Rowland não pontuou, o que deixou tudo em aberto para a corrida seguinte. Wehrlein ainda largou bem no domingo, dominando a prova até a volta 29, com forte apoio de seu companheiro António Félix da Costa e dos pilotos das clientes Porsche CUPRA KIRO, Dan Ticktum e David Beckmann.
Mas a ousadia de Rowland nas ativações do Modo de Ataque, somada à queda de desempenho de Wehrlein, mudou o cenário da prova. Em uma reviravolta, Rowland saltou da nona posição para a liderança na volta 34, aproveitando seu segundo impulso de potência de 50 kW.
Wehrlein acabou perdendo ritmo e cruzou a linha de chegada apenas em 16º, fora da zona de pontuação. Com isso, o quarto lugar de Rowland foi suficiente para garantir o título de forma antecipada.
Na parte final da prova, Nick Cassidy (Jaguar TCS Racing) fez uma impressionante escalada do 20º lugar no grid até a vitória, a segunda da Jaguar no fim de semana. Ele superou Jean-Éric Vergne (DS Penske), Jake Dennis (Andretti) e o próprio Rowland, que manteve a posição com consistência, evitando riscos desnecessários.
Este é o primeiro título de pilotos definido em Berlim desde 2020, quando António Félix da Costa foi campeão. A conquista marca também um importante feito para a Nissan, que reduziu a diferença para a Porsche na classificação das Equipes, agora com 226 pontos contra 204. Já entre os Fabricantes, a disputa segue acirrada: Porsche lidera com 342 pontos, contra 335 da Nissan.
A última etapa da temporada acontece no próximo mês, com as atenções voltadas para o título entre Equipes e Fabricantes.