MaranhãoSegurança e Defesa CivilTocantins

“Não há risco de contaminação nas águas do rio Tocantins”, informou governador do Maranhão

Compartilhe essa notícia!

[Foto: Divulgação / PMTO]

O consumo e o uso das águas do Rio Tocantins, na região do desabamento da ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, foram liberados pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), segundo informou o governador do Maranhão, Carlos Brandão (PSB/MA), em uma rede social. Segundo Brandão, a Aência Nacional de Águas e Saneamento emitiu um parecer técnico informando a situação.

“A Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) acaba de emitir parecer técnico informando que não há risco de contaminação nas águas do rio Tocantins quanto ao processo referente ao consumo. Com isso, informo que a captação da água para abastecimento de Imperatriz será retomada imediatamente. Outras análises estão sendo realizadas, com apoio das equipes do nosso @GovernoMA, para garantir a segurança integral de todos”, disse o governador.

A ponte desabou no dia 22 de dezembro, levando três caminhões ao rio, incluindo cargas de 25 mil litros de defensivos agrícolas e 76 toneladas de ácido sulfúrico, o que inicialmente gerou preocupação com a possível contaminação das águas. Na segunda-feira (23/12), autoridades dos estados do Maranhão e do Tocantins recomendaram à população evitar o consumo e contato com a água na região afetada.

Equipes da ANA e da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Naturais do Maranhão (SEMA) coletaram amostras em cinco pontos do rio, desde a barragem da usina hidrelétrica de Estreito até Imperatriz, para análises detalhadas. Segundo o parecer da ANA, os testes continuarão sendo realizados para monitorar a qualidade da água.

Apesar da liberação no Maranhão, o governo do Tocantins ainda não atualizou a recomendação para os municípios do estado que estavam sob alerta.

A tragédia deixou quatro vítimas fatais e outras 13 pessoas continuam desaparecidas. As buscas, conduzidas pelo Corpo de Bombeiros, seguem em andamento com o auxílio de botes na área do desabamento.

error: Não é possível copiar.