Ministério da Saúde montará mais três hospitais de campanha no Rio Grande do Sul em resposta às enchentes
[Foto: Mauricio Tonetto / Secom]
Diante das enchentes causadas pelas intensas chuvas dos últimos dias no Rio Grande do Sul, o Ministério da Saúde inicia, neste sábado (11/05), a montagem de três novos hospitais de campanha no estado, somando-se aos dois já instalados nesta semana. As novas estruturas, foram anunciadas na sexta-feira (10/05), sendo distribuídas com dois hospitais em Porto Alegre e uma unidade em São Leopoldo, cidade localizada a 40 quilômetros da capital gaúcha.
Os insumos e suprimentos essenciais para as unidades, incluindo medicamentos, serão disponibilizados pela pasta em colaboração com as Secretarias Estadual e Municipais de Saúde. A expectativa é que as três unidades sejam concluídas em até dois dias.
Márcio Garcia, diretor do Departamento de Emergências em Saúde Pública do Ministério da Saúde, destaca a importância desse reforço no atendimento à população gaúcha afetada pelas cheias, especialmente diante dos danos sofridos por muitas unidades de saúde de referência. Ele ressalta que essa ampliação se soma aos esforços dos municípios e do estado no enfrentamento da emergência.
“É uma grande ampliação de atendimentos para a população, já que que muitas unidades de saúde de referência foram danificadas. Esta é mais uma ampliação que se junta aos outros hospitais de campanha e estabelecimentos oferecidos pelos municípios e o estado”, disse Garcia.
Além da montagem dos hospitais de campanha, o Ministério da Saúde informou que foram entregues ao governo do Rio Grande do Sul 30 kits emergenciais com medicamentos e insumos na sexta-feira (10/05). Cada kit é capaz de atender a 1.500 pessoas por um mês. Com os kits já disponibilizados desde o início da emergência, cerca de 75.000 pessoas serão beneficiadas até o final de maio.
Outros 50 kits foram solicitados pelo estado e estão em processo de preparação para envio, segundo informações do governo federal. Márcio Garcia destaca a importância dessa assistência, especialmente para reabastecer os insumos perdidos devido às inundações, reforçando o compromisso do governo em fornecer suporte eficaz às áreas afetadas.
“Durante todo o ano de 2023, enviamos 108 kits para ações de emergência no país e até no exterior. Essa é uma ajuda importante, principalmente para reabastecer os insumos perdidos com as inundações”, finaliza o diretor.