BrasilEstados UnidosSegurança e Defesa Civil

Ministério da Justiça determina retirada de algemas de brasileiros deportados dos EUA, após pouso em Manaus

Compartilhe essa notícia!

[Foto: Ilustrativa / LensGO]

O Ministério da Justiça e Segurança Pública determinou a retirada imediata das algemas de 88 brasileiros deportados dos Estados Unidos, que chegaram ao Brasil na noite desta sexta-feira (24), após um pouso de emergência em Manaus. A aeronave, que seguia para Belo Horizonte, precisou alterar a rota devido a problemas técnicos.

Em nota oficial, o ministério informou que o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, comunicou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre a tentativa das autoridades norte-americanas de manter os brasileiros algemados durante o voo. Segundo o comunicado, a Polícia Federal (PF), por determinação do ministro, recepcionou os passageiros e exigiu a retirada das algemas imediatamente, ressaltando que a ação representa um flagrante desrespeito aos direitos fundamentais dos cidadãos brasileiros.

Acolhimento em Manaus

Após o desembarque, os deportados foram acomodados em uma área restrita do Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, onde receberam alimentação, colchões e acesso a banheiros com chuveiros. A Polícia Federal destacou que a retirada das algemas reforça a soberania brasileira em seu território e garante o cumprimento dos protocolos de segurança nacionais.

Além disso, o governo brasileiro proibiu que os brasileiros fossem novamente detidos ou algemados pelas autoridades norte-americanas enquanto estivessem em território nacional.

Transporte para Belo Horizonte

Para garantir o traslado dos passageiros com segurança e dignidade, o presidente Lula determinou que uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) realizasse o transporte dos deportados até o Aeroporto Internacional de Confins, em Belo Horizonte.

De acordo com a FAB, uma aeronave KC-30 foi mobilizada para prestar apoio aéreo, decolando da Base Aérea de Brasília às 13h deste sábado (25), com chegada prevista para as 14h30 em Manaus. A bordo, haverá profissionais de saúde para acompanhar os passageiros durante o trajeto até o destino final.

Garantia dos direitos fundamentais

O Ministério da Justiça reforçou que a dignidade da pessoa humana é um princípio fundamental da Constituição Federal e um dos pilares do Estado Democrático de Direito, destacando que tais valores são inegociáveis.

As autoridades brasileiras permanecem em contato com os órgãos responsáveis dos Estados Unidos para garantir que episódios semelhantes não voltem a ocorrer em futuras operações de deportação.

error: Não é possível copiar.