MG: Número de vítimas fatais das chuvas em Ipatinga e Santana do Paraíso chega a 11
[Foto: Reprodução / X / CBMMG]
O Corpo de Bombeiros de Minas Gerais confirmou, na manhã desta segunda-feira (13/01), que o número de vítimas fatais causadas pelas fortes chuvas em Ipatinga subiu para 10. Além disso, em Santana do Paraíso, cidade vizinha, foi registrada uma morte em decorrência das chuvas.
Em um dos casos mais trágicos, no Bairro Bethânia, cinco membros de uma mesma família foram soterrados após um deslizamento de terra atingir a residência onde moravam. O prefeito de Ipatinga, Gustavo Nunes (PL/MG), explicou que a cidade foi surpreendida por uma forte tromba d’água na madrugada de domingo (12), com um volume de chuva de 80 milímetros em menos de uma hora, causando grandes estragos. “É um volume muito grande de água em um curto espaço de tempo. E que causou muitos e grandes problemas”, disse o prefeito em redes sociais.
Além das mortes, o temporal causou sérios danos materiais, com casas destruídas, ruas obstruídas por lama e alagamentos, incluindo o comprometimento da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade. Pelo menos 40 pessoas precisaram ser abrigadas em locais seguros. Em resposta, a prefeitura decretou situação de emergência por 180 dias e iniciou esforços para recuperar a infraestrutura e atender as vítimas.
O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, colocou a estrutura do estado à disposição da prefeitura de Ipatinga e acompanhou as ações de resgate. “O trabalho de resgate continua sendo conduzido pelo Corpo de Bombeiros. Conversei com o prefeito Gustavo e coloquei o estado à disposição”, disse Zema, que também orientou as pessoas em áreas de risco a buscarem abrigo seguro.
Santana do Paraíso
A chuva também atingiu a cidade vizinha de Santana do Paraíso, onde houve deslizamentos de terra e quedas de árvores que interditaram vias e causaram falta de energia em diversos bairros. O prefeito local, Bruno Morato (AVANTE/MG), classificou o volume da chuva como histórico e reforçou a necessidade de cautela da população. “Lamentavelmente, a cidade foi atingida por uma chuva jamais vista na história”, disse o prefeito.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê chuvas fortes e instáveis em diversas regiões de Minas Gerais nesta segunda-feira, com risco de novos deslizamentos devido ao solo encharcado.
Impacto das chuvas desde setembro
Desde o início da temporada de chuvas, Minas Gerais enfrentou enchentes, transbordamentos e deslizamentos que afetaram milhares de pessoas. Um total de 1.497 pessoas precisaram ser desalojadas e 279 foram encaminhadas a abrigos públicos ou assistenciais. Cinquenta e seis cidades mineiras decretaram situação de emergência ou calamidade pública. Além de Ipatinga e Santana do Paraíso, mortes foram registradas em outras cidades, como Ipanema, Raul Soares, Uberlândia e outras localidades do estado.
*Com informações de CBMMG