Estação de Metrô, com passageiros | Foto: Richard Souza / GE, com alteração por IA / Ilustrativa
[Foto: Richard Souza / GE, com alteração por IA]
Quem pretende ir a Copacabana para o Réveillon 2026 utilizando o metrô deve ficar atento à disponibilidade dos passaportes especiais de embarque do MetrôRio, que incluem o QR Code para a ida e a pulseira para o retorno. A concessionária orienta que os clientes realizem a compra com antecedência, já que os estoques estão se esgotando.
Até o momento, mais de 98 mil passaportes já foram vendidos. As faixas de horário entre 19h e 22h concentram a maior procura e já ultrapassaram 94% das vendas. Ainda há disponibilidade para as cinco faixas oferecidas: das 19h às 20h; das 20h às 21h; das 21h às 22h; das 22h às 23h; e das 23h à meia-noite.
A venda do passaporte do MetrôRio para o Réveillon de Copacabana ocorre exclusivamente de forma digital, pelo site e aplicativo da concessionária, no endereço www.metrorio.com.br/reveillon. As vendas seguem até as 18h do dia 31 de dezembro ou até o esgotamento dos horários.
A operação especial do MetrôRio para o Réveillon 2026 começa às 19h do dia 31 de dezembro e vai até as 5h do dia 1º de janeiro. Durante esse período, o embarque no sistema metroviário será permitido apenas com o passaporte especial de ida e volta.
A principal novidade deste ano é a pulseira de retorno, que será entregue ao cliente no momento da validação do QR Code na ida. A pulseira deverá ser apresentada obrigatoriamente no embarque de volta, entre meia-noite e 5h do dia 1º de janeiro. O valor do passaporte é de R$ 15, válido exclusivamente para a noite do Réveillon, sem possibilidade de reembolso ou uso posterior.
Na ida ao evento, o embarque poderá ser feito em todas as estações, exceto Cardeal Arcoverde/Copacabana, que funcionará apenas para desembarque até a meia-noite. Após esse horário, o embarque será permitido somente nas estações Cardeal Arcoverde/Copacabana, Siqueira Campos/Copacabana, Cantagalo/Copacabana, General Osório/Ipanema, Jardim Oceânico/Barra da Tijuca e Maracanã.
Quem não utilizar o QR Code na ida e precisar embarcar após a meia-noite deverá retirar a pulseira de retorno entre 14h e 22h do dia 31, nas estações Siqueira Campos/Copacabana, Cantagalo/Copacabana, General Osório/Ipanema, Jardim Oceânico/Barra da Tijuca e Maracanã.
A concessionária recomenda que, tanto na ida quanto na volta, os passageiros deem preferência à estação Siqueira Campos/Copacabana, para facilitar o deslocamento.
A partir das 19h do dia 31 de dezembro, não serão aceitos cartões unitários, pré-pagos, Giro, Riocard Mais, Jaé, Bilhete Único, vale-transporte ou pagamento por aproximação. Esses meios voltam a ser aceitos a partir das 7h do dia 1º de janeiro, quando o sistema passa a operar em horário de feriado, das 7h às 23h. As estações Praça Onze, Saara/Presidente Vargas e Uruguaiana/Centro permanecerão fechadas nesse dia, com reabertura às 5h do dia 2 de janeiro.
Durante a operação especial, as linhas 1 e 4 operarão no trajeto Uruguai–Jardim Oceânico, e a Linha 2 funcionará entre Pavuna e General Osório/Ipanema. Por segurança, não será permitido o transporte de volumes acima de 25 litros, fogos de artifício, garrafas, vasilhames, pranchas ou bicicletas.
Pessoas com deficiência, crianças de até 6 anos e 11 meses acompanhadas de adulto com direito à gratuidade e pessoas com 65 anos ou mais devem apresentar documento oficial nas catracas para embarque durante a operação especial.
Mais informações podem ser obtidas no site do MetrôRio, nas redes sociais da concessionária, nas estações ou pelo SAC, no telefone 0800 595 1111.