MEC oferece curso gratuito sobre mídia e direitos humanos; inscrições até 12 de maio
[Foto: Ilustrativa / LensGO]
Estão abertas até o dia 12 de maio as inscrições para o curso de aperfeiçoamento “Educação Midiática para a Promoção e Defesa dos Direitos Humanos e Diversidades”, voltado a professores e demais profissionais da educação básica. A formação é gratuita e será realizada a distância, com início previsto para 2 de junho de 2025 e término em 31 de janeiro de 2026.
Ao todo, estão sendo oferecidas 7.560 vagas, sendo 5.400 prioritariamente destinadas a docentes da educação básica e 2.160 para outros profissionais da área educacional. Promovido pelo Ministério da Educação (MEC), por meio da Secadi, em parceria com a Secom da Presidência da República, o curso será ministrado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com colaboração da Universidade de Brasília (UnB).
A formação tem carga horária de 225 horas e aborda temas como proteção de crianças e adolescentes, exposição midiática de educadores, aporofobia, racismo e mudanças climáticas. O objetivo, segundo informou o Ministerio da Eucação (MEC), é capacitar agentes multiplicadores em educação midiática, preparados para promover e defender os direitos humanos e a diversidade.
Os participantes terão acesso vitalício ao conteúdo e receberão certificado de conclusão. Também está prevista a produção e distribuição gratuita de materiais pedagógicos em diversos idiomas.
Para participar, é necessário estar vinculado à educação, possuir graduação ou comprovar atuação profissional na área, ter acesso à internet e equipamentos com conectividade, além de dispor de cerca de oito horas semanais para as atividades.
A seleção será feita por meio de critérios de classificação, e os selecionados receberão e-mail com orientações para confirmação da vaga e envio de documentos. As inscrições podem ser feitas por formulário online.
*Com informações de MEC