Dinheiro e calculadora | Imagem: Ilustrativa / Google Gemini
[Imagem: Ilustrativa / Google Gemini]
A Receita Federal abriu, às 10h desta sexta-feira (21/11), a consulta ao lote de restituição destinado a contribuintes que estiveram na malha fina e regularizaram pendências. O pagamento será feito em 28 de novembro, contemplando valores referentes ao processamento de declarações de 2024 e de anos anteriores.
De acordo com os dados divulgados, 214.310 contribuintes receberão um total de R$ 494,09 milhões. Desse montante, R$ 296,95 milhões serão destinados a grupos com prioridade legal. Entre eles, estão 138.164 pessoas que utilizaram a declaração pré-preenchida e/ou escolheram receber por Pix, além de contribuintes com idade entre 60 e 79 anos, maiores de 80 anos, profissionais do magistério e pessoas com deficiência física, mental ou doença grave. Outros 30.867 contribuintes sem prioridade também foram incluídos por terem resolvido pendências e deixado a malha fina.
A consulta pode ser feita na página oficial da Receita Federal, na área Meu Imposto de Renda, pelo botão “Consultar a Restituição”, ou pelo aplicativo disponível para dispositivos móveis.
Quem não estiver na lista deve acessar o Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) para verificar eventuais pendências e, se necessário, enviar uma declaração retificadora. Nesses casos, o contribuinte deve aguardar os próximos lotes.
Caso a restituição não seja depositada na conta informada, os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil. O agendamento pode ser feito no Portal BB ou pelos telefones de atendimento. Após esse prazo, o contribuinte deverá solicitar o valor diretamente no Portal e-CAC, no campo específico para restituições não resgatadas.
*As datas poderão sofrer alterações sem aviso prévio
*Com informações de Receita Federal