BrasilEducação

Mais Professores para o Brasil: Novo programa federal busca reforçar a educação no país

Compartilhe essa notícia!

[Foto: Ilustrativa / Divulgação / Gov RJ]

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou, nesta terça feira (14/01), o programa Mais Professores para o Brasil, um conjunto de medidas integradas que visa fortalecer o ensino básico através do investimento na formação, valorização e incentivo à carreira docente. Segundo estudos recentes da Fundação Getúlio Vargas (FGV), os professores são os principais agentes de impacto na aprendizagem escolar, respondendo por até 65,7% dos resultados no ensino fundamental.

O programa é estruturado em cinco eixos principais: seleção, atratividade, alocação, formação e valorização. Dentre as ações destacam-se:

  1. Prova Nacional Docente (PND): Um exame anual organizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) para aprimorar a seleção de professores, que poderá ser adotado por estados e municípios em seus concursos públicos.
  2. Pé-de-Meia Licenciaturas: Estudantes de licenciatura com alto desempenho no Enem, podendo ingressar no programa por meio do Sisu, Prouni ou Fies, receberão um auxílio financeiro de R$ 1.050 mensais durante o curso, sendo parte destinada a uma poupança liberada após a conclusão e o ingresso na rede pública.
  3. Bolsa Mais Professores: Docentes que atuarem em regiões com déficit de profissionais receberão um auxílio de R$ 2.100 mensais, além do salário-base, e terão acesso a pós-graduações gratuitas.
  4. Portal de Formação: Uma nova plataforma centraliza cursos de formação inicial e continuada, além de pós-graduações, para fortalecer o desenvolvimento profissional dos professores.
  5. Valorização Docente: Benefícios exclusivos incluem cartões de crédito sem anuidade e descontos em hospedagens. Professores terão acesso à Carteira Nacional Docente, facilitando o usufruto dessas vantagens.

“Quem dá aula na periferia das grandes metrópoles desse país sabe que ser professor é um risco. Ser professor é um risco. Esperar ônibus tarde da noite, pegar ônibus de manhã lotado, chegar na escola sabendo que as crianças estão com preocupação, muitos nem tomaram café em casa. E, às vezes, menino com violência, menino que sai de casa brigado com a mãe porque não comeu, porque não sei lá, e vai tentar jogar a sua raiva na professora e no professor”, disse o presidente Lula, durante o anúncio do programa.

O programa também visa atrair novos profissionais e promover melhores condições de trabalho e reconhecimento aos educadores, apontados, pelo MEC, como protagonistas da transformação na qualidade do ensino brasileiro.

*Com informações de MEC

error: Não é possível copiar.