Macaé promoverá edições inclusivas do espetáculo Águas Dançantes
[Foto: Ilustrativa / LensGO]
A Prefeitura de Macaé realizará nos dias 20 e 27 de dezembro duas edições do espetáculo Águas Dançantes adaptadas para pessoas com hipersensibilidade auditiva, como autistas, bebês, idosos e animais de estimação. As apresentações acontecerão às 21h na Lagoa de Imboassica, sem a utilização de fogos de artifício. As músicas e outros efeitos visuais, como iluminação e lasers, permanecerão.
Segundo o secretário de Turismo, Léo Anderson, os fogos utilizados durante a temporada são de baixo ruído, mas, nas datas mencionadas, eles serão totalmente eliminados para garantir ainda mais conforto ao público sensível.
“Neste ano utilizamos fogos de baixo ruído que emitem apenas o barulho mecânico de quando são liberados, mas sem os estrondos quando explodem as luzes. Os fogos de artifício são sem explosões para minimizar o impacto de pessoas com sensibilidade, além de animais domésticos. Mas especificamente nos dias 20 e 27, não haverá nenhum fogo, mesmo os fogos usados durante essa temporada, de baixo ruído”, disse o secretário.
As pessoas com deficiência (PcDs) e idosos que desejarem participar devem realizar um cadastro online com pelo menos três dias de antecedência, indicando o dia de preferência. O formulário está disponível no link: linktr.ee/smmurb.
De acordo com a Prefeitura de Macaé, o show, com duração de 20 minutos, incluirá elementos como águas sincronizadas, iluminação, lasers e projeções em dois painéis de LED de 20 metros cada. Um dos destaques é a exibição de um filme de Natal. Após a apresentação principal, as águas dançantes continuam em atividade por mais uma hora, sincronizadas a músicas natalinas.
A estrutura contará com 50 refletores, efeitos visuais em uma árvore de Natal iluminada e 200 metros de flutuantes para sustentar os equipamentos. Duas balsas de 50 toneladas dão suporte aos painéis de LED.
*Programação sujeita a alteração sem aviso prévio
*Com informações de Prefeitura de Macaé