Lula está liberado para retomar agenda em Brasília após exame pós-operatório
[Foto: Roque de Sá / Agência Senado]
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) realizou uma tomografia na manhã desta quinta-feira (19/12), como parte do protocolo pós-operatório. Segundo a equipe médica, o exame mostrou que o presidente está com a cognição “perfeita” e liberado para voltar a Brasília ainda hoje.
Após a cirurgia de emergência realizada na semana passada para drenar um sangramento na cabeça, decorrente de uma queda em outubro, o médico Roberto Kalil afirmou “o hematoma não existe mais” e que o exame de controle revelou uma condição estável e até mesmo melhor do que o esperado.
“O estado geral dele é bom, e a equipe médica o liberou para ir a Brasilia no dia de hoje. Ele deve ir mais tarde. A dra Ana vai acompanhá-lo em Brasília daqui para a frente nessas próximas semanas, onde ele vai fazer exames de controle”, disse o médico.
A única restrição recomendada ao presidente é evitar exercícios físicos. Apesar disso, ele poderá realizar atividades normais, incluindo compromissos de trabalho. “Mas, obviamente ele vai ter as atividades normais, porque a parte de cognição está perfeita, pode trabalhar”, disse Roberto kalil.
Lula deverá passar o Natal e o Ano Novo em Brasília, onde continuará sob acompanhamento médico e realizará novos exames em dez dias.