Lula apoia candidatura conjunta de Rio e Niterói para sediar os Jogos Pan-Americanos de 2031
[Foto: Arquivo / Julia Prado / MS]
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva manifestou apoio à candidatura conjunta das cidades do Rio de Janeiro e Niterói para sediar os Jogos Pan-Americanos de 2031. Em carta entregue aos prefeitos das duas cidades nesta sexta-feira (24), durante reunião no Palácio do Planalto, Lula destacou a experiência da capital fluminense na realização de grandes eventos esportivos e ressaltou que grande parte da infraestrutura necessária já está pronta.
“Com muita alegria e orgulho, represento 212,6 milhões de brasileiros, e, neste momento, juntamente com o governo do estado do Rio de Janeiro, a prefeitura da cidade do Rio de Janeiro, a prefeitura da cidade de Niterói e o Comitê Olímpico do Brasil, dirijo-me ao senhor com grande entusiasmo para ratificar a candidatura conjunta das cidades de Rio de Janeiro e Niterói em suas pretensões de ser a sede dos XXI Jogos Pan-Americanos, em 2031″, afirmou o presidente em documento endereçado a Neven Iván Ilic Álvarez, presidente da Panam Sports, entidade organizadora do evento.
No documento, o presidente se compromete a garantir financeiramente a realização dos jogos, além de assegurar as estruturas necessárias para a sua organização e promoção. O Rio de Janeiro já sediou o Pan-Americano em 2007 e foi palco dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016, sendo a primeira cidade sul-americana a organizar os eventos.
O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, destacou que aproximadamente 80% da infraestrutura já está concluída, o que facilita a realização dos Jogos. Ele também ressaltou que a realização conjunta do evento entre as duas cidades reflete uma tendência internacional de maior sustentabilidade e divisão de custos.
A candidatura de Rio-Niterói é a única representante brasileira na disputa, após a cidade de São Paulo desistir da competição há cerca de 10 dias, apoiando a proposta fluminense.
O próximo passo das cidades será no dia 29 de janeiro, quando os organizadores apresentarão sua proposta ao colégio eleitoral do Comitê Olímpico do Brasil (COB). Caso a candidatura seja ratificada, caberá ao COB oficializar a proposta brasileira junto à Panam Sports, que tomará a decisão final sobre a sede dos jogos em agosto.
Até o momento, Assunção, capital do Paraguai, é a única cidade que já formalizou sua candidatura para sediar os Jogos Pan-Americanos de 2031.
Com informações da Agência Brasil.