José Renato Santana Neves assume comando da GCM de Porciúncula
[Foto: Reprodução de vídeo / Instagram]
A Prefeitura de Porciúncula promoveu, na última sexta-feira (03/01), a solenidade de passagem de comando da Guarda Civil Municipal (GCM). A cerimônia, realizada no Tiro de Guerra, contou com a presença do prefeito Guilherme Fonseca Cardoso (PSD/RJ), vice-prefeito, Riandro Petrucci (PP/RJ), autoridades locais e representantes de forças de segurança.
José Renato Santana Neves assumiu o comando da Guarda Municipal e será responsável pela liderança da corporação. Durante o evento, o prefeito ressaltou a importância da Guarda para a segurança do município e reforçou seu compromisso com a valorização da instituição.
“É essencial fortalecer a Guarda, promovendo a conscientização da comunidade sobre seu papel e sua proximidade com a sociedade. Reafirmo meu compromisso de valorizar essa instituição que é fundamental para a segurança e o bem-estar dos porciunculenses. Junstos, estamos contruindo uma cidade mais segura para todos”, destacou o prefeito Guilherme Fonseca.
A solenidade também contou com a presença de comandantes das Guardas Civis Municipais de Italva, Bom Jesus do Itabapoana, Varre-Sai, Itaperuna, além de representantes da Polícia Penal de Minas Gerais, Polícia Civil, Polícia Militar e Sargento do Exército. Também estiveram presentes o Secretário de Saúde e vereadores eleitos.
Abordagem
Na noite desta sexta-feira (03), a Guarda Civil Municipal (GCM) de Porciúncula foi acionada para comparecer à Unidade Mista, após a informação de que um cidadão estaria armado no local. De acordo com a corporação, a equipe se deslocou imediatamente para a unidade de saúde e, ao realizar a abordagem, encontrou com o indivíduo uma “chuchu”, conhecida como arma branca.
O cidadão foi conduzido para a 139ª Delegacia de Polícia, onde os procedimentos legais para autuação foram realizados.
Guarda Civil Municipal
O Estatuto Geral das Guardas Municipais prevê que a instituição desempenhe papel na segurança e bem-estar das comunidades, sendo incumbida de diversas funções voltadas à proteção de bens, serviços e instalações públicas, além de colaborar com órgãos de segurança em diversas frentes.
Entre as competências gerais da Guarda Municipal está a proteção dos bens, serviços, logradouros públicos e instalações municipais. Isso inclui bens de uso comum, especial e dominial. A atuação da Guarda não se limita apenas à vigilância, mas abrange também a prevenção de infrações penais ou administrativas, com foco na proteção dos recursos públicos e na segurança da população.
A atuação da Guarda Municipal se estende a diversas áreas, como a colaboração com outros órgãos de segurança pública, a pacificação de conflitos, o controle do trânsito e a preservação do patrimônio ecológico, histórico e ambiental. A instituição também tem um papel educativo, ao adotar medidas preventivas para garantir a segurança das comunidades e colaborar com a defesa civil em suas atividades.
Outras competências incluem o apoio à segurança de grandes eventos, a proteção da segurança escolar e a integração com as políticas sociais do município. A Guarda também é responsável pela ação preventiva no combate à violência e pela segurança de autoridades e dignatários.