
Surfista | Foto: Ilustrativa / LensGO
[Foto: Ilustrativa / LensGO]
A cidade de Itapoá, localizada no litoral norte de Santa Catarina, deve sediar pela primeira vez um evento do calendário da Confederação Brasileira de Surf (CBSurf). Está previsto para começar nesta quinta-feira o CBSurf Itapoá Master, com duração até o próximo domingo. A competição será a penúltima etapa do Campeonato Brasileiro de 2025 para as categorias de surfistas com 40 anos ou mais.
Conforme divulgado, o evento acontecerá na praia do Balneário Rainha. Os resultados obtidos pelos atletas também somarão pontos para o ranking estadual da Federação Catarinense de Surf (FECASURF). A realização é da própria FECASURF, em parceria com a CBSurf e a Associação Itapoaense de Surf (AIS), e conta com patrocínio da Prefeitura Municipal de Itapoá, entre outros apoiadores.
Segundo o prefeito de Itapoá, Jeferson Garcia, sediar um campeonato da Confederação Brasileira de Surf pela primeira vez seria uma honra para a cidade. Ele teria destacado que o surf faz parte da identidade local e que eventos do tipo valorizam o município e movimentam a economia.
De acordo com as informações, Itapoá já teria sediado o evento Legends Surf Pro, da federação estadual, que neste ano passou a integrar o circuito nacional da CBSurf. Esta será a terceira de quatro etapas programadas para 2025, sendo que as duas primeiras ocorreram em Saquarema (RJ) e em Estância (SE).
Na disputa pelos títulos brasileiros, o cearense radicado em Santa Catarina, Marcio Farney, chegaria como líder na categoria para atletas com 40 anos ou mais. Na categoria para surfistas com 50 anos, a liderança estaria com o fluminense Victor Ribas. Já entre os competidores com 60 anos ou mais, o pernambucano Claudio Marroquim estaria na primeira posição do ranking.
A organização informou que a competição deverá ser transmitida ao vivo pela internet, através do site da CBSurf e de seu canal na plataforma YouTube. A programação e os participantes anunciados podem estar sujeitos a alterações.