EducaçãoRio de Janeiro

Itaperuna é reconhecida com medalha Ouro do Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização 2024

Compartilhe essa notícia!

O município de Itaperuna, localizado no Noroeste Fluminense, foi premiado, nesta semana, com a medalha Ouro do Selo Compromisso Nacional Criança Alfabetizada 2024, concedido pelo Ministério da Educação (MEC). A iniciativa, coordenada pela Secretaria de Educação Básica (SEB) reconhece boas práticas de alfabetização realizadas por secretarias estaduais, municipais e distritais de educação.

Segundo dados do MEC, está é a primeira edição do programa, que contou com a participação de 26 estados, o Distrito Federal e 4.578 municípios, representando mais de 82% dos municípios brasileiros. No total, 2.592 municípios receberam o selo de ouro, 1.062 ficaram com o de prata e 533 com o de bronze.

O município de Itaperuna possui 36 unidades de ensino e a subsecretária municipal de educação, Fabiana França, celebrou a conquista como reflexo do trabalho dedicado da equipe da Coordenação do Ensino Fundamental I.

“O Selo Ouro para o município é o reconhecimento nacional do trabalho realizado pela Secretaria Municipal de Educação de Itaperuna em especial, pela Coordenação do Ensino Fundamental I através da Coordenação da professora Carmem Zanon , voltado para a alfabetização de nossas crianças Itaperunenses e celebra os avanços conquistados durante todo ano letivo”, disse a subsecretária.

O Selo busca incentivar políticas públicas que assegurem a alfabetização de 100% das crianças até o final do 2º ano do ensino fundamental, conforme a Meta 5 do Plano Nacional de Educação (PNE). Também visa recompor aprendizagens de crianças do 3º ao 5º ano, em razão dos impactos da pandemia.

A administração municipal destacou que a premiação reflete as estratégias adotadas para recomposição da aprendizagem após os desafios da pandemia, como a criação de jogos pedagógicos, materiais de apoio e reforço escolar.

“O Prêmio é a coroação de um trabalho bem sucedido voltado a alfabetização de nossas crianças. Após a Pandemia muitas lacunas no processo Ensino Aprendizagem foram observadas e desta forma, a Secretaria Municipal de Educação de Itaperuna traçou estratégias para recomposição da aprendizagem, produziu um material de apoio além de ter adotado outros, construiu jogos pedagógicos de apoio a alfabetização, além da oferta do reforço escolar.”

Compromisso Nacional Criança Alfabetizada

Segundo o Ministério da Educação, entre os princípios do programa estão:

  • Promoção da equidade educacional, considerando aspectos regionais, socioeconômicos, étnico-raciais e de gênero.
  • Colaboração entre União, estados e municípios.
  • Fortalecimento das formas de cooperação federativa para alcançar as metas.

O programa age para direcionar os esforços do MEC para:

  • Estabelecer um regime de corresponsabilização entre os entes federativos.
  • Pactuar metas de alfabetização com monitoramento contínuo.
  • Oferecer apoio técnico e financeiro para melhorar a infraestrutura escolar e o ambiente pedagógico.
  • Distribuir materiais complementares para estudantes e professores.
  • Implementar sistemas de avaliação da alfabetização.
  • Promover formação e oferecer orientações curriculares aos professores.

*Com informações de MEC e Prefeitura de Itaperuna

error: Não é possível copiar.