ISP: Estado do Rio de Janeiro registra queda nos crimes pelo quarto mês consecutivo
Pelo quarto mês seguido, o Estado do Rio de Janeiro observa queda nos índices criminais, alcançando reduções históricas em diversos indicadores. De acordo com os dados divulgados pelo Instituto de Segurança Pública (ISP), na quarta-feira (22/05), os roubos de carga apresentaram uma diminuição de 50% em abril, e de 48% nos quatro primeiros meses do ano, em comparação com o mesmo período de 2023. Os números representam o menor percentual para o indicador em 26 anos.
Além disso, segundo o ISP, as mortes por intervenção de agente do Estado também registraram quedas expressivas, com uma diminuição de 51% em quatro meses, atingindo o menor número da série histórica desde 2014. Já a Letalidade Violenta, que engloba diferentes tipos de homicídios, apresentou uma redução de 25% no acumulado de 121 dias, alcançando o menor número de mortes desde o início da série histórica, em 1991.
O governador Cláudio Castro (PL/RJ) destacou que os resultados são fruto dos investimentos realizados na segurança pública nos últimos anos, com a implementação de tecnologia avançada e treinamentos especializados.
“A queda da criminalidade no Estado do Rio vem se mantendo ao longo dos meses, e é resultado dos investimentos que estamos realizando na segurança pública nos últimos anos, com o que tem de mais moderno em tecnologia e treinamentos”, disse o governador.
Outro indicador que mostrou resultados foi o roubo de veículos, que registrou uma queda de 7% no quarto mês do ano. Além disso, as polícias Civil e Militar aumentaram as recuperações de veículos no período, com cerca de 49 por dia.
A produtividade policial também se destacou, com mais de 2 mil armas de fogo retiradas das mãos de criminosos no estado, uma média de 17 por dia, sendo 239 delas fuzis. Além disso, foram realizadas mais de 14 mil prisões em flagrante e cumpridos mais de 5 mil mandados de prisão no primeiro quadrimestre de 2024.
Marcela Ortiz, diretora-presidente do ISP, ressaltou a importância dos dados para orientar e otimizar o trabalho das forças policiais, destacando o impacto positivo das estratégias de policiamento baseadas em evidências.
Os números de abril comprovam que a formulação de estratégias de policiamento baseadas em evidências tem impactos positivos na segurança pública. A ferramenta de Inteligência ISPGeo 2.0 é uma grande aliada das polícias – analisou a diretora-presidente do ISP.
ISPGeo 2.0
Em 10 de maio deste ano, o ISP apresentou a nova versão da sua ferramenta de análise criminal, o ISPGeo 2.0. Desenvolvida internamente pelo Instituto, a plataforma proporciona aos policiais e demais órgãos da segurança pública acesso diário aos crimes em seus locais exatos de ocorrência. Com o modelo atualizado, o ISPGeo 2.0 passou por aprimoramentos significativos para contribuir ainda mais com os trabalhos das Secretarias de Estado da Polícia Civil e Militar.
Uma das principais novidades, segundo o Instituto, é a introdução de aplicativos online que permitem análises mais sofisticadas dos roubos de carga e de veículos. Isso possibilita às unidades policiais especializadas traçar rotas estimadas dos criminosos, inclusive nos casos de transbordo de carga roubada para veículos não-rastreados. Segundo o governador Cláudio Castro, a ideia é utilizar a tecnologia para melhorar as estratégias de policiamento.
Além de otimizar a alocação de recursos das polícias Civil e Militar, o ISPGeo pode ser considerado um aliado na redução dos indicadores de criminalidade e na logística de grandes eventos, permitindo aos policiais investigar crimes e planejar operações com base nas manchas criminais, de forma ágil e personalizada, graças às opções de customização do portal.
Outra atualização é o mapeamento de mais de 8 mil antenas de celular no estado, que fornece rapidamente à Polícia Civil a antena mais próxima do local do crime, facilitando uma possível solicitação de interceptação telefônica. Além disso, os endereços passam a ser mapeados com ainda mais precisão, melhorando significativamente a localização exata dos delitos.
A nova versão da ferramenta também inclui dados sobre áreas escolares, hospitais, corredores viários, entre outros, visando fornecer uma visão mais ampla do ambiente urbano para uma melhor análise criminal. O ISP oferece treinamentos regulares sobre a plataforma para gestores e operadores da segurança pública, buscando disseminar uma cultura de análise criminal baseada em evidências e aprimorar a capacitação técnica dos policiais.
*Com informações de ISP