
[Foto: Ilustrativa / LensGO]
[Foto: Ilustrativa / LensGO]
O estado do Rio de Janeiro registrou números elevados de internações por síndrome respiratória aguda grave (SRAG) nas últimas semanas, segundo dados divulgados pela Secretaria de Saúde. Na semana epidemiológica de 22 a 28 de junho, foram estimadas 1.008 internações, número superior ao registrado oficialmente, que contabilizou apenas 69 casos. Na semana anterior, a estimativa apontava 948 internações, mais do que o dobro das 435 notificações oficiais.
Até o momento, em 2025, o Rio de Janeiro soma 10.691 internações por SRAG e 762 mortes associadas à doença. As crianças de até 9 anos, especialmente as entre 1 e 5 anos, continuam sendo as mais afetadas pela síndrome. A demanda por leitos hospitalares permanece elevada desde o fim de março, com maior pressão nos grupos de 0 a 4 anos e em idosos acima de 70 anos.
Os exames do painel viral indicam que o vírus sincicial respiratório (VSR) é o mais frequente entre os casos, embora apresente uma tendência de queda. Entre as crianças, o rinovírus também é comum. No grupo dos idosos, o vírus da Influenza A predominou entre março e junho, com o subtipo H1N1 sendo o mais circulante em 2025, apresentando aumento expressivo a partir da segunda quinzena de abril. Embora tenha começado a diminuir, o H1N1 ainda representa risco para gestantes, idosos e crianças, que são os públicos prioritários da campanha de vacinação contra a gripe.
Vacinação
Segundo informação da SES-RJ, até 30 de junho, o Rio de Janeiro aplicou 2,588 milhões de doses da vacina contra a gripe, sendo 1,210 milhão para o público prioritário, o que corresponde a apenas 27,35% da meta de cobertura de 90% estabelecida pelo Ministério da Saúde. A maioria dos municípios apresenta cobertura vacinal abaixo do esperado, com destaque negativo para as regiões da Baixada Litorânea, Metropolitana I e Baía da Ilha Grande.
A vacinação contra a gripe está disponível nos 92 municípios do estado e é considerada essencial para prevenir casos graves e óbitos relacionados às infecções respiratórias.
Ações nos municípios
Em atuação desde o início de junho, o Caminhão da Saúde e o Trailer da Saúde são duas unidades móveis que atuam em diferentes regiões do estado do Rio de Janeiro. Os veículos percorrem municípios buscando apoiar apoiar as campanhas de imunização contra a gripe e outras vacinas, ampliando o acesso da população aos serviços de saúde.
De acordo com informações fornecidas pela secretaria, até o momento, as unidades móveis já passaram por cidades da Baixada Fluminense, como Magé e Japeri. Nas próximas semanas, elas continuarão a visitar outras localidades para dar sequência às ações de vacinação.
Os próximos locais programados para receberem as ações são:
- 01 e 02 de julho – Praça Nossa Senhora da Conceição, Queimados
- 03 de julho – Praça Garcia, s/n, Centro, Paraíba do Sul
- 04 de julho – Praça José da Motta Vizeu, Werneck, Paraíba do Sul
*Programação poderá sofrer alteração sem aviso prévio
*Com informações de SES-RJ