
Foto: Richard Souza / AN
[Foto: Richard Souza / AN]
A Intenção de Consumo das Famílias (ICF) registrou alta de 0,5% em junho, segundo levantamento da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). O resultado, já ajustado sazonalmente, representa o melhor desempenho mensal desde maio de 2024.
Apesar do avanço pontual, o índice acumula retração de 1,3% em relação a junho do ano passado. Entre os componentes avaliados, o Acesso ao Crédito se destacou com alta de 2,5%, alcançando o maior nível de percepção de facilidade para obtenção de crédito desde abril de 2020. De acordo com o estudo, 32,6% dos consumidores relatam maior facilidade para obter financiamento.
Por outro lado, o ambiente econômico ainda inspira cautela. O item relacionado à compra de bens duráveis apresentou queda de 7,0% na comparação anual, influenciado pela elevação da taxa Selic.
“Observamos uma melhora pontual, mas o consumidor segue atento aos sinais da economia. A combinação de crédito mais acessível e juros elevados exige decisões de consumo mais planejadas e criteriosas. Por isso, há uma busca pelo equilíbrio entre o desejo de consumir e a preocupação de não comprometer o orçamento em longo prazo”, disse o presidente do Sistema CNC-Sesc-Senac, José Roberto Tadros.
No mercado de trabalho, os dados indicam estabilidade. O componente Emprego Atual caiu 0,1% em junho e acumula retração de 1,8% no ano. Já a Perspectiva Profissional teve leve crescimento de 0,5% no mês e de 1,7% em relação ao mesmo período de 2024, impulsionada por consumidores com maior poder aquisitivo.
A pesquisa também apontou diferenças por gênero. As mulheres apresentaram desempenho mais positivo no acesso ao crédito, com alta de 3,4%, frente a 1,5% entre os homens. A intenção de consumo recuou mais entre o público masculino (-1,8%) do que entre o feminino (-0,7%).
*Com informações de CNC