Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) é credenciado como instituição de ensino superior recebe autorização para o início das atividades do IMPA Tech
[Foto: Ricardo Stuckert / PR]
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou, nesta quarta-feira (6), do evento de credenciamento do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) como instituição de ensino superior e da autorização para o início das atividades do IMPA Tech, o primeiro curso de graduação do instituto. O bacharelado em Matemática da Tecnologia e Inovação visa capacitar estudantes para ingressar no mercado de tecnologia e inovação.
Lula destacou a importância da inauguração do curso e ressaltou que “educação é o investimento mais extraordinário que um governo pode fazer”. Para o presidente, proporcionar mais oportunidades aos estudantes e oferecer estrutura para que se tornem talentos é essencial. Os alunos do curso de Matemática contarão com apoio financeiro, moradia e alimentação.
O IMPA Tech é um curso de ensino superior financiado pelo Governo Federal, por meio do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC), em parceria com a Prefeitura do Rio de Janeiro.
O processo seletivo para a primeira turma de bacharelado em Matemática da Tecnologia e Inovação foi oficialmente aberto durante o evento. O curso, que terá início em 2024, tem como objetivo capacitar os estudantes para atuar efetivamente no mercado de tecnologia e inovação, atendendo alunos de todo o país.
Além disso, o presidente enfatizou a necessidade de formar mais profissionais em cursos essenciais para o desenvolvimento do país, tornando-o mais competitivo globalmente.
A ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, destacou a importância da conexão entre academia e setor produtivo, afirmando que o IMPA Tech pode ajudar a suprir o déficit de profissionais na área e elevar os índices de inovação no Brasil.
As aulas no IMPA Tech terão início em 2024 e atenderão até 100 alunos no primeiro ano, com investimentos de R$ 16,7 milhões. Em quatro anos, serão atendidos 400 estudantes, com um investimento anual de R$ 55,9 milhões. A seleção utilizará o desempenho dos estudantes em olimpíadas de conhecimento ou a nota em Matemática do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). As inscrições devem ser feitas até 28 de dezembro pelo site do IMPA Tech.