
[Foto: Ilustrativa/Richard Souza / AN]
A partir desta quarta-feira (14), aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) poderão solicitar a devolução de valores descontados indevidamente por entidades associativas nos últimos anos. O pedido deve ser realizado por meio do aplicativo Meu INSS, pelo site meu.inss.gov.br ou pelo telefone 135.
Segundo o INSS, cerca de 9 milhões de segurados começaram a ser notificados na terça-feira (13) sobre descontos realizados por entidades e associações. A partir de agora, o aplicativo oferece o serviço “Consultar Descontos de Entidades Associativas”, que permite verificar o nome da entidade responsável pelo desconto vinculado ao benefício do segurado.
Caso o aposentado ou pensionista identifique descontos não autorizados, poderá solicitar a devolução diretamente pelo aplicativo, pelo site ou pela central telefônica.
Instabilidades e atendimento presencial
Devido ao grande volume de acessos, o INSS informou que o aplicativo Meu INSS pode apresentar instabilidades. A Dataprev, responsável pela tecnologia da plataforma, está monitorando o sistema em tempo real. Além disso, o governo está em negociação com os Correios para utilizar a rede de 8,5 mil agências como pontos de atendimento presencial para aqueles que não têm acesso a meios digitais.
Como acessar
O aplicativo Meu INSS está disponível gratuitamente para celulares com sistemas Android e iOS. Após o download, é necessário criar uma conta com CPF, login e senha, válidos também para outros serviços públicos unificados no portal Gov.br.
Quem preferir, pode criar a conta utilizando o internet banking de bancos credenciados, por meio da opção “Entrar com seu banco”. Com o acesso liberado, o segurado deve clicar no ícone de sino no canto superior direito do aplicativo, seguir em “Configurar Notificações” e ativar a opção “Permitir notificações” para receber comunicados oficiais.
Atenção a golpes
O INSS alerta que os contatos com os beneficiários serão feitos exclusivamente por meio de notificações dentro do aplicativo Meu INSS. O instituto não realiza ligações telefônicas nem envia mensagens SMS para tratar desses assuntos.
Em caso de dúvidas ou dificuldades no uso do aplicativo, o atendimento pela central telefônica 135 está disponível de segunda a sábado, das 7h às 22h. O INSS orienta que os horários com menor tempo de espera são após as 16h e aos sábados.
Mais informações podem ser obtidas nos canais oficiais: gov.br/inss e nas redes sociais do INSS.
Com informações da Agência Brasil.