
[Foto: Ilustrativa / LensGO]
Iniciaram na sexta-feira (15/08) as inscrições para os blocos de rua interessados em desfilar no Carnaval de 2026 no Rio de Janeiro. O cadastro deve ser feito única e exclusivamente pelo site da Riotur e estará disponível até 15 de setembro. Este ano, a cidade autoriza mais de 400 desfiles, continuando a tradição do Rio como o maior carnaval de rua do mundo.
De acordo com a Prefeitura do Rio, a inscrição antecipada permite à Riotur e aos órgãos competentes planejar e organizar o carnaval de rua de forma eficaz, garantindo que todas as medidas de segurança, como a presença da polícia e do corpo de bombeiros, sejam providenciadas para proteger tanto os foliões quanto os blocos participantes. Após o término das inscrições, as solicitações serão analisadas até o dia 16 de outubro.
“O carnaval de rua do Rio é uma das maiores manifestações culturais do mundo e movimenta a economia criativa da cidade em larga escala. A abertura das inscrições marca o início de um trabalho que envolve planejamento e diálogo constante com os blocos e os órgãos públicos. Queremos garantir uma festa democrática, segura e ainda mais organizada em 2026”, afirmou o presidente da Riotur, Bernardo Fellows.
Calendário do Carnaval de Rua 2026
O processo de inscrição e regulamentação segue um cronograma bem estruturado, dividido nas seguintes etapas:
15/08 – 15/09: Inscrições dos blocos de rua.
16/09 – 16/10: Análise das solicitações pelos órgãos municipais.
17/10 – 27/10: Liberação do Documento de Cadastro Preliminar ou Documento de Cadastro Não Efetivado para download, com período para solicitação de revisão de parecer.
28/10 – 03/11: Respostas aos pedidos de revisão e liberação do documento de cadastro.
04/11 – 12/01: Blocos x Órgãos: Período para a obtenção da documentação complementar obrigatória nos órgãos públicos (PMERJ, PCERJ e CBMERJ).
13/01 – 15/01: Envio dos documentos complementares obrigatórios para análise e conferência no site da Riotur.
16/01: Término do envio e finalização do processo de cadastro.
*Com informações de RioTur