
[Foto: Ilustrativa / LensGo]
[Foto: Ilustrativa / LensGo]
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) divulgou, na última segunda-feira (1º), o edital para a seleção de colaboradores para o Banco Nacional de Itens (BNI) do Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos). Professores interessados podem se inscrever de 22 de setembro a 5 de novembro. A inscrição deve ser feita no site do Sistema BNI.
A iniciativa busca ampliar o número de profissionais qualificados no banco de colaboradores do exame. Os selecionados na primeira fase passarão por uma etapa de capacitação. Após a conclusão com aproveitamento, os docentes serão credenciados para atuar na elaboração e revisão de itens de prova. A lista final dos aprovados será divulgada em 11 de fevereiro de 2026.
Requisitos e áreas de atuação
Para participar da seleção, os candidatos devem atender a alguns requisitos básicos. É necessário ser professor efetivo (concursado), ativo ou inativo, de instituições de ensino público de nível básico ou superior nas esferas municipal, estadual, distrital ou federal. Os interessados também precisam ter diploma de ensino superior, conhecimento de informática e não podem ter vínculo com o Ministério da Educação ou outras instituições do setor.
Os profissionais atuarão nas áreas avaliadas pelo Encceja 2025, que incluem:
- Ciências Naturais
- Matemática
- Linguagens e Códigos (Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes e Educação Física)
- Redação
- História e Geografia
No caso do ensino médio, as áreas são detalhadas como:
- Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Química, Física e Biologia)
- Matemática e suas Tecnologias
- Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes e Educação Física)
- Ciências Humanas e suas Tecnologias (História, Geografia, Filosofia e Sociologia)
O edital com todas as informações já está disponível.
*Datas podem sofrer alterações sem aviso prévio