[Foto: Ilustrativa / LensGO]
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou, nesta terça-feira (11/11), a versão final dos gabaritos das questões objetivas da primeira edição da Prova Nacional Docente (PND), aplicada em outubro. Também foi publicada a grade de correção da questão discursiva, documento oficial usado pela banca para atribuir pontuação às respostas dos candidatos.
Os gabaritos e a grade de correção estão disponíveis no portal do Inep, na área de Provas e Gabaritos.
Tipos de provas
A PND contou com quatro versões diferentes de cadernos de questões objetivas, medida adotada para garantir a segurança da aplicação e evitar fraudes. Por isso, o Inep divulgou quatro gabaritos distintos, correspondentes a cada tipo de prova.
Com base na matriz da avaliação teórica do Enade das Licenciaturas, a prova foi dividida em duas partes:
- Formação geral: 30 questões objetivas e uma discursiva.
- Componente específico: 50 questões de múltipla escolha, conforme uma das 17 áreas de licenciatura.
As áreas abrangidas incluem artes visuais, ciências biológicas, ciências sociais, computação, educação física, filosofia, física, geografia, história, letras (inglês), letras (português), letras (português e espanhol), letras (português e inglês), matemática, música, pedagogia e química.
A questão discursiva da edição de 2025 teve como tema “O idadismo como desafio social e educacional no Brasil”.
Próximas etapas
Na segunda-feira (10), o Inep publicou o resultado da análise dos recursos apresentados contra os gabaritos preliminares e o padrão de resposta da questão discursiva.
De acordo com o edital, o cronograma da PND segue com as seguintes etapas:
- 25 de novembro: divulgação da correção preliminar da questão discursiva;
- 25 e 26 de novembro: prazo para interposição de recursos administrativos, pelo Sistema PND;
- 10 de dezembro: divulgação do resultado final das provas.
Os participantes que apresentarem recurso receberão o retorno individualizado com as razões de deferimento ou indeferimento das solicitações.
Avaliação e objetivos
A Prova Nacional Docente não tem caráter de certificação nem equivale a concurso público. O exame, criado pelo Ministério da Educação (MEC), tem como objetivo avaliar o nível de formação e conhecimento dos estudantes de licenciatura e auxiliar estados e municípios na seleção de professores para suas redes de ensino.
Conhecida como “Enem dos Professores”, a PND será aplicada anualmente pelo Inep e integra o programa Mais Professores para o Brasil, que busca valorizar a carreira docente e ampliar o número de professores efetivos na educação básica.
*Datas poderão sofrer alterações sem aviso prévio