[Foto: Ilustrativa / LensGO]
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) informou que o gabarito e os cadernos de questões do segundo dia do Enem 2025 estão disponíveis a partir desta terça-feira (19/11), no site oficial do órgão. A publicação ocorre antes do prazo inicialmente previsto. Os resultados finais estão programados para janeiro de 2026.
A edição de 2025 do exame contou com 4,8 milhões de participantes, com cerca de 70% de presença nos dois dias de aplicação, segundo dados preliminares divulgados pelo Inep. De acordo com o Ministério da Educação, a realização das provas mobilizou uma estrutura que envolveu 585 mil colaboradores, incluindo equipes de limpeza e profissionais de segurança.
Criado há mais de duas décadas, o Enem tornou-se um dos principais meios de acesso ao ensino superior no Brasil, sendo utilizado em programas como Sisu, Prouni e Fies. Instituições públicas e privadas também adotam o exame como critério de seleção total ou parcial. Além disso, instituições portuguesas que possuem convênio com o Inep aceitam as notas individuais dos estudantes brasileiros em seus processos seletivos, por meio de acordos que permitem o uso facilitado dos resultados.
Os participantes podem consultar a Página do Participante e acessar as orientações e o edital do Enem 2025. O Inep disponibilizará os gabaritos no endereço oficial do exame.
Confira aqui os gabaritos oficiais do Enem 2025.
Questões anuladas
Na terça-feira (18), o Inep informou a anulação de três questões aplicadas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025. A decisão foi tomada após a equipe técnica identificar relatos de antecipação de itens semelhantes aos utilizados na prova.
Segundo o Institutto, a análise das circunstâncias levou à decisão de anular os itens com base nas informações sobre a montagem do exame. O instituto afirmou que, embora tenham sido encontradas similaridades em conteúdos divulgados nas redes sociais, nenhuma questão foi apresentada exatamente como na prova desta edição.
O Enem utiliza a Teoria da Resposta ao Item (TRI), que exige o pré-teste das questões. Nesses pré-testes, participantes têm acesso a itens que podem integrar edições futuras do exame, o que explica a existência de itens semelhantes em diferentes aplicações.
A Polícia Federal foi acionada para investigar a divulgação indevida de conteúdos relacionados à prova e apurar possíveis responsabilidades por quebra de confidencialidade ou outras irregularidades.
Gabarito primeiro dia
No dia 13 de novembro, o ministro da Educação, Camilo Santana, anunciou durante coletiva de imprensa realizada em Brasília, no domingo (09), após o encerramento do primeiro dia de provas, que o gabarito oficial do primeiro dia de provas já estava disponível.
Com a divulgação antecipada, o Inep adiantou o cronograma previsto no edital do exame, que estabelecia o prazo máximo até 28 de novembro, décimo dia útil após o segundo dia de aplicação. Os participantes poderão acessar o gabarito oficial na seção “Provas e Gabaritos”, disponível no portal do Inep.
*As datas poderão sofrer alterações sem aviso prévio
*Com informações de Inep