Inep divulga cartilha de redação do Enem 2024
[Foto: Ilustrativa / LensGo]
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) lançou nesta quarta-feira (02/10) a Cartilha do Participante, voltada para a redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024. O material, disponível no portal do Inep, busca esclarecer dúvidas sobre os critérios avaliados na redação do exame, que será aplicada no primeiro dia da prova, em 3 de novembro.
A cartilha inclui exemplos de redações que atingiram a pontuação máxima de 1.000 pontos no Enem 2023, oferecendo aos candidatos uma referência de boas práticas. O texto dissertativo-argumentativo, que deve ser escrito em até 30 linhas, parte de uma situação-problema, a ser apresentada no dia do exame, que servirá como base para a argumentação e a proposição de uma solução.
Entre as competências avaliadas estão o domínio da norma culta da língua portuguesa, a capacidade de estruturar argumentos e informações de maneira coesa e coerente, além da proposta de intervenção. A redação é corrigida por dois avaliadores, e cada competência pode receber até 200 pontos. A nota final será a média das avaliações.
A cartilha também alerta sobre critérios que podem resultar em nota zero, como fugir do tema proposto, entregar textos com menos de sete linhas, incluir trechos desconectados do tema ou não seguir a estrutura exigida.
Além de ser utilizada em processos seletivos de instituições públicas e privadas no Brasil, as notas do Enem podem ser utilizadas para ingresso em universidades de Portugal, que têm convênio com o Inep.