Bombeiro apagando incêndio | Imagem: Ilustrativa / Google Gemini
[Imagem: Ilustrativa / Google Gemini]
Um foco de incêndio atingiu a área da Blue Zone da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), em Belém, nesta quinta-feira (20). Não há registro de feridos por queimaduras, e o público foi evacuado do local. As atividades do evento, que está na fase final de negociações, foram temporariamente suspensas.
Segundo comunicado oficial da organização, o incêndio foi controlado e não deixou feridos pelas chamas. “As equipes de bombeiros e segurança atuaram prontamente e seguem monitorando o local”, informou a organização da COP30.
O incidente ocorreu por volta das 14h, quando participantes ouviram gritos de “fire” (fogo) na Zona Azul, área oficial de negociações. Equipes de segurança, incluindo bombeiros civis, passaram a orientar a evacuação imediata, o que gerou correria. A área tem mais de 1 quilômetro de extensão, o que fez com que alguns participantes demorassem a compreender o que estava acontecendo.
O foco do incêndio ocorreu no Pavilhão dos Países, próximo ao estande da China, a poucos metros da entrada principal. As chamas atingiram o material de revestimento dos estandes e consumiram a cobertura de pano. O ministro do Turismo, Celso Sabino, que estava no local, informou a jornalistas que o material utilizado no revestimento é antichamas e resistente a incêndios.
Em nota, o Corpo de Bombeiros do Pará, que possui uma base em frente ao local, informou que o fogo foi controlado em seis minutos. Foram utilizados 244 extintores, mangueiras e um efetivo de 56 agentes. As causas serão investigadas, e a corporação aponta suspeita inicial de que o incêndio tenha sido causado por algum equipamento eletrônico.
Por volta das 15h, o governador do Pará, Helder Barbalho, informou nas redes sociais que o incêndio estava controlado. “As equipes agiram rapidamente para evacuar a área e o Corpo de Bombeiros está trabalhando no rescaldo do fogo. A brigada foi acionada pela ONU Brasil, responsável pela gestão do espaço durante a conferência”, afirmou.
A organização da COP30 também divulgou nota confirmando o atendimento de 13 pessoas por inalação de fumaça, que receberam suporte médico no local.
Em medida de precaução, o governo brasileiro e a UNFCCC decidiram fechar temporariamente a Zona Azul para avaliação completa de segurança. A orientação é que os delegados aguardem nova comunicação oficial, prevista para as 20h, após a conclusão da análise.
O Centro Integrado de Operações Conjuntas da Saúde (CIOCS) informou, em atualização até as 18h, que 21 pessoas receberam atendimento em razão do incêndio: 19 por inalação de fumaça e duas por crise de ansiedade. Não houve registro de queimaduras. Do total, 12 foram liberadas, e as demais continuam recebendo assistência em serviços de saúde de Belém e em unidade de referência. Equipes municipais, estaduais e federais seguem acompanhando os casos.
O CIOCS é coordenado pelo Ministério da Saúde em parceria com equipes do estado e do município.
Com informações da Agência Brasil.